Título: O Cais das Amarras
Detalhes
007A5P3F06-004.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A5P3F06 > O Cais das Amarras
O Cais das Amarras
(Título atribuído)
Rodolpho Lindemann (Autoria)
circa 1885(Data de produção)
1881 - 1890(Datas-limite)
O Cais das Amarras possui um conjunto de belos casarões de sete andares, em estilo Dona Maria I, com o pé direito muito alto e de frente para o mar. No térreo e no primeiro andar funcionavam armazéns e escritórios e, no alto, as residências. Mais adiante, o cais é a atual rua Miguel Calmon, e à direita a ponte da Navegação Baiana.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
18,3(altura) x 24,4(largura)(imagem)
20,1(altura) x 25,7(largura)(dimensão total)
20,1(altura) x 25,7(largura)(dimensão total)
Externa, Horizontal, Paisagem, Diurna, Transportes, Arquitetura, Cais das Amarras
Rodolpho Lindemann participou da exposição Universal em Paris em 1889 apesentando "Tableaux photographiques de Bahia et Pernambuco" (Exposition Universelle de Paris, 1889. Empire du Brésil. Catalogue Officiel, p.33). Associou-se a Guilherme Gaensly (Gaensly & Lindemann) no final da década de 1880, cabendo a ele, a partir de 1890, a direção do estabelecimento de Salvador e a Gaensly o de São Paulo. A sociedade durou aparentemente poucos anos. Em 1900 a sociedade se dissolvia, tendo Lindemann permanecido no local e admitido como sócio "seu antigo empregado, Sr. Alfredo Borges, constituindo-se a firma social Lindemann & C." (Correio de Notícias, 19 de fev. 1900, p.1). Como Gaensly, Lindemann foi também editor de cartões-postais, destacando-se a exploração da temática "tipos" da Bahia - imagens exóticas de negros - , além de vistas da cidade.
GF, VFB, p. 179.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Rodolpho Lindemann/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
