Título: Estação da Cantareira
Detalhes
007A5P3F10-081.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A5P3F10 > Estação da Cantareira
Estação da Cantareira
(Título atribuído)
Augusto Malta (Autoria)
1920(Data de produção)
Estação das Barcas na Praça XV, no centro do Rio de Janeiro, prédio projetado pelo artista Tomas Driendl e inaugurado em 1906. A exploração da navegação a vapor na baía de Guanabara foi autorizada por D. João VI em 1817, sendo a primeira linha regular para Niterói inaugurada em 14 de outubro de 1835. Antes, no início do século XIX, a navegação pela baía era feita por faluas, saveiros e botes em viagens longas e perigosas durante a noite. Em 1860 o governo imperial autorizou a Companhia Ferry a introduzir o sistema de ferry boats, embarcações a vapor que transportavam cargas, veículos e passageiros. As estações ficavam no Cais Pharoux (atual Praça XV), no Rio, e em frente a rua Chagas (hoje Praça Leoni Ramos), em São Domingos, Niterói. Com a fusão da Companhia Ferry e da Empresa de Obras Públicas do Brasil em 1889 surgiu a Companhia Cantareira e Viação Fluminense, que introduziu a venda de passes, recuperou as barcas antigas e construiu novas estações no Rio e em Niterói.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
17,7(altura) x 23,8(largura)(imagem)
20,3(altura) x 25,4(largura)(dimensão total)
20,3(altura) x 25,4(largura)(dimensão total)
Cena de rua, Diurna, Externa, Horizontal, Balsa / Barca, Pessoas, Transportes, Arquitetura, Rodoviário, Automóvel / Carro, Centro do Rio de Janeiro, Praça XV de Novembro, Praça 15 de Novembro, Praça Quinze de Novembro
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
http://www.barcas-sa.com.br
Augusto César Malta de Campos (1864 - 1957). Alagoano, viveu no Rio de Janeiro, produção principal: 3 primeiras décadas do séc. XX. Nasceu em Paulo Afonso, na Província de Alagoas, em 1864. Em 1900 iniciou suas atividades como fotógrafo amador, recebendo parte de seu aprendizado de Marc Ferrez. Em 1903 foi nomeado Fotógrafo Oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro pelo Prefeito Moreira Passos. Deve-se a Malta a mais importante documentação fotográfica do Rio de Janeiro nas três primeiras décadas do século XX. Ele registrou toda a transformação urbana ocorrida na cidade nesse período: demolições, construções, retificações de praças, logradouros e edifícios históricos, além de fotografar os personagens da cidade. Suas fotos foram utilizadas nas primeiras publicações ilustradas como Fon-Fon, Careta, Kosmos, entre outras, e em cartões postais. Malta pode ser considerado um dos precursores do fotojornalismo no país. Faleceu em 1957 no Rio de Janeiro.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Augusto Malta/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
