Título: Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará
Detalhes
007A5P3FG01-002.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A5P3FG01 > Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará
Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
1882(Data de produção)
Passagem do trem na ponte de pedra da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará (Petrópolis) sobre o Rio Cayoaba. A Grão Pará era a princípio a Estrada de Ferro Mauá. Em abril de 1852, Irineu Evangelista de Souza, futuro barão de Mauá, foi contratado pela presidência da Província do Rio de Janeiro para construir uma via férrea que iria do porto de Mauá até a Raiz da Serra de Petrópolis. Em 30 de abril de 1854, foi inaugurado, com a presença da comitiva imperial, o trecho da ferrovia entre Mauá e Fragoso. Em 1856, foi inaugurado o trecho que ia até a Raiz da Serra, ficando a ferrovia assim completa. Em 1872, a presidência da Província do Rio contratou novamente Mauá para que fizesse um prolongamento da ferrovia até o Alto da Serra, mas um estudo do engenheiro Pereira Passos mostrou que o capital inicialmente combinado para a empreitada seria insuficiente para levar a ferrovia com segurança. Como o contrato firmado com Mauá caducara, a Província do Rio contratou os serviços de Miguel e Pandiá Calógeras e Luiz Berrini (que formariam depois a Companhia Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará). As obras começaram em 1881 e dois anos depois, em 20 de fevereiro, foi aberta ao tráfego o trecho que ia da Raiz da Serra até Petrópolis. Finalmente em maio de 1883 a Grão Pará compra a Companhia de Mauá, e a ferrovia passa a constituir a 1ª Secção da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Fotografia - Papel
P&B
27,7(altura) x 37,5(largura)(imagem)
30(altura) x 38,8(largura)(dimensão total)
30(altura) x 38,8(largura)(dimensão total)
Diurna, Externa, Horizontal, Paisagem, Engenharia, Flora / Vegetação, Pessoas, Transportes, Acidente Geográfico, Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará
http://www.anpf.com.br/histnostrilhos/historianostrilhos10_novembro2003.htm
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
