Title: Palácio da Associação Comercial
Details
007A5P4F03-026.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A5P4F03 > Palácio da Associação Comercial
Palácio da Associação Comercial
(Título atribuído)
Camillo Vedani (Autoria)
circa 1865(Data de produção)
1860s(Datas-limite)
Construído no local do forte de São Fernando, que foi destruído para lhe dar lugar. Obra dos arquitetos Cosme Damião e Cunha Fidié, foi provavelmente o primeiro prédio em estilo neoclássico do Brasil. Foi inaugurado pelo Conde dos Arcos em 28 de janeiro de 1817, em suntuosa festa. A Associação Comercial atendia a três desejos: dos comerciantes, que buscavam um lugar para realizar seus negócios; do Vice-Rei do Brasil, D. Mattos de Noronha e Britto, que visava ao desenvolvimento da província da Bahia; e do príncipe regente D. João VI, que buscava promover o progresso da Colônia, à época sede provisória da Corte Portuguesa.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
15.5(height) x 21.7(width)(imagem)
21.6(height) x 30.5(width)(dimensão total)
21.6(height) x 30.5(width)(dimensão total)
Externa, Horizontal, Diurna, Arquitetura, Flora / Vegetação, Palácio da Associação Comercial, Praça Conde dos Arcos
Camillo Vedani iniciou suas atividades no Rio de Janeiro em 1853, tendo estúdio primeiro na rua da Assembléia e, depois, na rua do Ouvidor. Premido pelas dificuldades financeiras enfrentadas por muitos dos fotógrafos no Brasil durante o século XIX, ele desdobrou-se ainda nas funções de professor de desenho e de italiano, seu idioma natal. Fotografou as cidades do Rio de Janeiro e Salvador, permanecendo ativo até meados dos anos 1860.
www.acbahia.com.br/textos
This image is in the public domain and can be downloaded freely. Please cite the author's name followed by Acervo Instituto Moreira Salles. IMS is not responsible for any edits or uses that may defame the intellectual property of the image.
Em domínio público
Camillo Vedani/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
