Título: Farol da Barra
Detalhes
007A5P4F03-032.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A5P4F03 > Farol da Barra
Farol da Barra
(Título atribuído)
Camillo Vedani (Autoria)
circa 1865(Data de produção)
1860s(Datas-limite)
Farol e Forte de Santo Antônio da Barra, na ponta do Padrão, o mais antigo sistema de defesa da cidade. Sobre as pedras, próximas ao mar, a fonte da Mãe d'Água, onde a população abastecia-se de água potável. O forte começou a ser construído no século XVI, mas suas formas atuais só foram feitas no século XVII. Do final deste século data o primeiro farol, de madeira e à óleo de baleia, e indicava aos navegantes ocorrências de corais ou bancos de areia na baía de Todos os Santos. O atual farol foi construído em 1836.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
15,5(altura) x 21,6(largura)(imagem)
22,6(altura) x 30,5(largura)(dimensão total)
22,6(altura) x 30,5(largura)(dimensão total)
Externa, Horizontal, Diurna, Acidente Geográfico, Arquitetura, Farol da Barra (Salvador - BA), Barra - Salvador, Bairros
Camillo Vedani iniciou suas atividades no Rio de Janeiro em 1853, tendo estúdio primeiro na rua da Assembléia e, depois, na rua do Ouvidor. Premido pelas dificuldades financeiras enfrentadas por muitos dos fotógrafos no Brasil durante o século XIX, ele desdobrou-se ainda nas funções de professor de desenho e de italiano, seu idioma natal. Fotografou as cidades do Rio de Janeiro e Salvador, permanecendo ativo até meados dos anos 1860.
VFB, pág.99
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Camillo Vedani/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
