Título: Cidade de Santos tirada da Ilha de Barnabé
Detalhes
007A5P4F06-007.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A5P4F06 > Cidade de Santos tirada da Ilha de Barnabé
Cidade de Santos tirada da Ilha de Barnabé
(Título atribuído)
Militão Augusto de Azevedo (Autoria)
1862(Data de produção)
O povoamento de Santos começou em 1531, quando os primeiros colonizadores portugueses chegaram à região na expedição de Martim Afonso de Souza. O objetivo de Martim Afonso era distribuir entre os fidalgos que o acompanhavam terras ao redor da Ilha de São Vicente. No ano seguinte foi fundada a Vila de São Vicente, que viria a se tornar a capital da Capitania que levou seu nome. Entre 1532 e 1540 são desbravadas as terras ao longo do rio São Vicente, até que finalmente colonos se estabeleceram na região chamada pelos indígenas de Enguaguaçu, que possuía melhores fontes de água e melhores terras. Foi aí que surgiram os primeiros engenhos da capitania. Em 1540, Brás Cubas, servidor pessoal de Martim Afonso, volta de uma viagem a Portugal e participa ativamente da luta para a expulsão de indígenas que haviam atacado São Vicente em 1534 (por conta desses ataques, foi-se desenvolvendo Enguaguaçu, para onde fugiram as pessoas). Brás Cubas participa do desenvolvimento do povoado, e em 1545 assume o cargo de Capitão-Mor da Capitania de São Vicente, e logo depois deu foro de Vila à Enguaguaçu, transformando-a em Vila do Porto de Santos.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
P&B
10(altura) x 20,9(largura)(imagem)
18,3(altura) x 24(largura)(dimensão total)
18,3(altura) x 24(largura)(dimensão total)
Externa, Horizontal, Paisagem, Diurna, Fluvial / Marítimo, Transportes, Acidente Geográfico, Arquitetura, Ilhas
http://www.santoscidade.com.br/index.html; http://www.vivasantos.com.br/01/01a.htm
Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) nasceu no Rio de Janeiro, onde começou a fotografar nos anos 1850. Em São Paulo, tornou-se um dos profissionais de maior evidência de seu século. Pela Photographia Americana, que assumiu em 1875, realizou mais de 12 mil retratos. Sua principal série é o 'Álbum comparativo da cidade de São Paulo 1862-1887', no qual documenta mudanças ocorridas na paisagem urbana paulistana no período.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Militão Augusto de Azevedo/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
