Título: Santos
Detalhes
007A5P4F06-013.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A5P4F06 > Santos
Santos
(Título atribuído)
Militão Augusto de Azevedo (Autoria)
1865(Data de produção)
Esta pequena edificação, concentrava os serviços alfandegários desde o início do século XVIII. Depois, em 1806, foi renomeado Consulado por ocasião da transferência da alfândega para o antigo colégio dos jesuítas. A casa abrigou, então, a Mesa do Consulado, repartição vinculada à fiscalização alfandegária com o dever de arrecadar impostos sobre ancoragem de navios e controle das mercadorias. Serviu à recebedoria de rendas antes de ser demolida em 1880.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
13,7(altura) x 21,8(largura)(imagem)
21(altura) x 28,7(largura)(dimensão total)
21(altura) x 28,7(largura)(dimensão total)
Externa, Horizontal, Diurna, Transporte por animal / à tração animal, Fluvial / Marítimo, Transportes, Animais, Arquitetura, Porto do Consulado - Santos
Resumo - Santos e seus Arrabaldes - Gino C. (org) - pg 60
Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) nasceu no Rio de Janeiro, onde começou a fotografar nos anos 1850. Em São Paulo, tornou-se um dos profissionais de maior evidência de seu século. Pela Photographia Americana, que assumiu em 1875, realizou mais de 12 mil retratos. Sua principal série é o 'Álbum comparativo da cidade de São Paulo 1862-1887', no qual documenta mudanças ocorridas na paisagem urbana paulistana no período.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Militão Augusto de Azevedo/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
