Título: Rio Quitandinha/ Córrego Seco
Detalhes
007A5P4F09-024.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A5P4F09 > Rio Quitandinha/ Córrego Seco
Rio Quitandinha/ Córrego Seco
(Título atribuído)
Revert Henrique Klumb (Autoria)
1870(Data de produção)
O encontro do rio Quitandinha com o Córrego Seco e o coreto da Praça da Confluência, olhando-se para o lado esquerdo da rua do Imperador, na direção da rua João Pessoa. À esquerda, jardins do Palácio do Imperador e, à direita, a rua do mesmo nome.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
20,5(altura) x 27(largura)(imagem)
24(altura) x 30(largura)(dimensão total)
24(altura) x 30(largura)(dimensão total)
Externa, Horizontal, Diurna, Acidente Geográfico, Arquitetura, Flora / Vegetação, Rio Quitandinha
Revert Henrique Klumb instalou-se inicialmente na cidade do Rio de Janeiro, onde dirigia o estúdio fotográfico do litógrafo francês Paul Théodore Robin. Em 1865, transferiu-se para Petrópolis em busca da clientela abastada da corte. Procuravam naquela cidade serrana, refúgio para o calor excessivo dos verões cariocas, bem como para as diferentes epidemias que de tempos em tempos apareciam na cidade. Professor de fotografia da princesa Isabel e autor predileto da imperatriz Teresa Cristina, Klumb encontrou em Petrópolis ambiente propício para o florescimento do seu talento. Revert Henrique Klumb recebeu o título de Photographo da Casa Imperial em 24 de agosto de 1861, quando ainda residia no Rio de Janeiro.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Revert Henrique Klumb/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
