Título: Ouro Preto
Detalhes
007A6P3F05-024.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A6P3F05 > Ouro Preto
Ouro Preto
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
circa 1890(Data de produção)
1885 - 1895(Datas-limite)
Panorama de Ouro Preto, vendo-se as igrejas de São Francisco de Paula, de São José e a Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Outrora chamada Vila Rica, passou a chamar-se Imperial Cidade de Ouro Preto em 1823 e permaneceu como capital da Província de Minas até 1897, quando da inauguração de Belo Horizonte (planejada e construída para esse fim). Ouro Preto nasceu com a descoberta do ouro, que teria sido por acaso, por volta de 1698. Segundo a lenda, um bandeirante de passagem pela região, ao encher sua gamela no rio Tripuí, encontra no fundo algumas pedras negras e as guarda. Tais pedras acabaram chegando às mãos do governador do Rio de Janeiro, que as identificou como ouro, cobertas por uma fina camada de óxido de ferro. Começa assim a corrida em busca do nobre metal, cujas minas estavam localizadas aos pés do Pico do Itacolomi. Com a formação do arraial, passaram-se menos de 30 anos para que se transformasse no maior aglomerado da América Latina.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
21,8(altura) x 27,5(largura)(imagem)
23,5(altura) x 29,1(largura)(dimensão total)
23,5(altura) x 29,1(largura)(dimensão total)
Externa, Horizontal, Diurna, Aspectos urbanos, Acidente Geográfico
http://www.ouropreto.org.br/; www.cidadeshistoricas.art.br/ouropreto/index.htm
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
