Título: Mina da Passagem
Detalhes
007A6P3F05-060.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A6P3F05 > Mina da Passagem
Mina da Passagem
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
1885(Data de produção)
A Mina da Passagem foi descoberta no século XVIII e explorada pela primeira empresa mineradora brasileira (Sociedade Mineralógica de Passagem), criada em março de 1819 pelo Barão W. L. Von Eschwege, que estabeleceu ainda o primeiro plano de lavra subterrânea do país. Durante nove anos, de 1874 a 1883, ela ficou paralisada, depois passando às mãos de uma empresa francesa. Depois de mais algumas paralisações e retomadas, com a mineração de ouro tornada inviável, a mina finalmente foi aberta à visitação turística.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
22,6(altura) x 27,6(largura)(imagem)
23,5(altura) x 29,2(largura)(dimensão total)
23,5(altura) x 29,2(largura)(dimensão total)
Externa, Horizontal, Paisagem, Diurna, Acidente Geográfico, Mina da Passagem
http://www.brasilmergulho.com.br/port/points/mg/mina_passagem.shtml
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
