Título: Partida para a colheita do café
Detalhes
007Dscn0862.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Partida para a colheita do café
Partida para a colheita do café
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
circa 1882(Data de produção)
1880 - 1888(Datas-limite)
Mulheres com seus filhos de colo, homens e crianças, a maioria negros, provavelmente escravizados, o feitor e o capataz, ou administrador, da fazenda posam para a fotografia, antes de sairem para a colheita de café. A fazenda não foi identificada. A fotografia, provavelmente composta cuidadosamente por Ferrez, permite analisar as feições e a posição corporal de cada um dos fotografados. Destaca-se, contudo, a ausência de expressividade nos rostos e corpos, que contrasta com a posição do corpo administrador. Por seu vestuário, seu olhar seguro para a câmara e a posição do seu braço, a imagem reforça as hierarquias e diferenças que a sociedade brasileira, ao optar pela escravidão como base da economia e da estruturação social, fez questão de enfatizar.
Emancipação, inclusão e exclusão. Desafios do Passado e do Presente - MAC / 2013.
Negativo - Vidro
GELATINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
18(altura) x 24(largura)(imagem)
Externa, Horizontal, Retrato, Diurna, Trabalho Agrícola / Rural, Pessoas, Trabalho, Trabalho escravo, Vale do Paraíba
Até julho de 2007 esta fotografia estava indexada com o termo "Negro".
Outras imagens semelhantes podem ser vistas no acervo sob os códigos 0072430cx038-01 e 0072430cx024b-09
Outras imagens semelhantes podem ser vistas no acervo sob os códigos 0072430cx038-01 e 0072430cx024b-09
Para uma análise aprofundada das fotografias de Ferrez sobre fazendas e trabalho escravo, ver o video "Marc Ferrez: Território e Imagem" por Ynaê Santos Lopes no canal de youtube do IMS
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
