Título: Rua Direita, atual rua Primeiro de Março. Da esquerda para direita: as igrejas do Carmo, da Ordem Terceira do Carmo, da Candelária e as torres das igrejas de Santa Cruz dos Militares e de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores. Destaque para o Hotel de France.
Título: Rua Direita, atual rua Primeiro de Março. Da esquerda para direita: as igrejas do Carmo, da Ordem Terceira do Carmo, da Candelária e as torres das igrejas de Santa Cruz dos Militares e de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores. Destaque para o Hotel de France.
Gilberto Ferrez > NEGATIVOS DE VIDRO > 24x30 > Rua Direita, atual rua Primeiro de Março. Da esquerda para direita: as igrejas do Carmo, da Ordem Terceira do Carmo, da Candelária e as torres das igrejas de Santa Cruz dos Militares e de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores. Destaque para o Hotel de France.
Rua Direita, atual rua Primeiro de Março. Da esquerda para direita: as igrejas do Carmo, da Ordem Terceira do Carmo, da Candelária e as torres das igrejas de Santa Cruz dos Militares e de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores. Destaque para o Hotel de France. (Título atribuído)
À esquerda, na rua Direita (atual Primeiro de Março), vemos a Capela Real (inicialmente uma capela erguida em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, elevada à capela real por D. João VI e à catedral por D. Pedro I) e o passadiço que a ligava ao Convento do Carmo. Ao lado da Capela está a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, erguida em 1770, cuja fachada se destaca por ser toda em cantaria. Ao fundo, também à esquerda, estão as torres da Igreja da Candelária. À direita, em primeiro plano, vemos parte do jardim instalado quando da remodelação do Largo do Paço (em 1894), depois chamado Praça XV de Novembro. O edifício de esquina é o Hotel de France, demolido na década de 1930.
Publicada no livro "O Brasil de Marc Ferrez" - 2005. Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Negativo - Vidro
GELATINA/ Prata
P&B
24(altura) x 30(largura)(imagem/dimensão total)
Cena de rua, Diurna, Externa, Horizontal, Paisagem, Flora / Vegetação, Aspectos urbanos, Arquitetura, Centro do Rio de Janeiro, Rua Direita (atual Primeiro de Março)
Livro: Brasil Gerson, História das ruas do Rio, Editora: Brasiliana, 1965, pg. 9 a 12/ 28.
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles