Título: Os professores contra a parede
Detalhes
000584.jpg
Ana Cristina Cesar (ACC)
Ana Cristina Cesar (ACC) > Série Produção na imprensa > Os professores contra a parede
Recorte de
Os professores contra a parede
(Título)
Ana Cristina Cesar (Autoria)
12 de dezembro de 1975(Sim)
Artigo
Opinião, seção: Tendências e cultura
; 1(folhas)
Há nota manuscrita de autor não identificado à caneta hidrográfica azul. Há fotocópia com nota manuscrita de autor não identificado à caneta esferográfica azul e caneta hidrográfica amarelo. Possui ilustração: desenho de autor não identificado. Na primeira organização do Arquivo Ana Cristina Cesar, dada pelo IMS em 2002, registrada em base Access, esse documento integrou a série Matéria extraída de publicação com a notação ACC-MP-PACC-113.
Poeta de privilegiada consciência crítica, Ana Cristina Cesar destacou-se na década de 1970 por uma poesia intimista marcada pela coloquialidade. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 2 de junho de 1952 e cursou Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Incluída na antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda em 1975, fez parte da geração de intérpretes de uma liberdade estética incomum que aproximou leitor e poesia por meio de informalidade e aparente improviso. Ana Cristina Cesar morreu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1983.
O Arquivo Ana Cristina Cesar chegou ao Instituto Moreira Salles em 1999. Conserva numerosos cadernos com anotações diversas, rascunhos de poemas, traduções, notas de leitura, de reflexões e observações gerais, além de outros originais da autora. Contém correspondência, desenhos, fotografias, recortes de jornal e de revista.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![O nome de gato...;Pela porta da frente;Nesta reportagem pretendemos mostrar...;As kamikazes;Carta de Paris - França;Poetas e poesia brasileira hoje;História de um jovem sapato;Mulher em prosa e verso;Análise de A espingarda do rei da Síria, de J. J. Veiga;L'écriture du corps;No prelo;Poesia que queima a alma;Sem censura;Comunidade: Número especial sobre ecumenismo;Os professores contra a parede;Artistas polivalentes;Terça;Sem título;Jose Lezama Lima...;Ana Cristina Cesar (1952-1983);Relações perigosas;Ficção íntima;[Minha casa sou eu];-;Menina;Deslumbramentos com a poesia de Ana Cristina;-;-;-;-;Homenagem a Ana C.;Instituto Souza Leão - 1978;A mulher de negócios;Um animal de estimação;Decreto;Lírico incorrigível;HBH entrevista Charles Peixoto: recordações do mestre marginal;O muso dos poetas brasileiros;A voz de uma geração;Frutos tardios do êxtase;A poesia de uma vida solitária;In memoriam: Ana Cristina Cesar;Versada nessas coisas astrológicas...;Una leccion de vida, de nuevo desde Brasil;Dialética da malandragem (Caracterização das Memórias de um Sargento de Milícias);Tudo, esta espuma;-;Efeitos exteriores sobre o homem podem acarretar mal estar](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/74388_ca_object_representations_media_187564_medium.jpg)