Título: Originais
Detalhes
001077.jpg
Ana Cristina Cesar (ACC)
Ana Cristina Cesar (ACC) > Série Produção na imprensa > Originais
Recorte sobre
Originais
(Título)
Silviano Santiago (Autoria)
maio de 1988(Sim)
Notícia
[Leia], seção: Fragmentos
; 1(folhas)
Macunaima
Há notas manuscritas de Waldo Cesar. Possui ilustração: imagem fotográfica de Silviano Santiago, de Agência Folha. Na primeira organização do Arquivo Ana Cristina Cesar, dada pelo IMS em 2002, registrada em base Access, esse documento integrou a série Matéria extraída de publicação com a notação ACC-MP-POA-531.
Poeta de privilegiada consciência crítica, Ana Cristina Cesar destacou-se na década de 1970 por uma poesia intimista marcada pela coloquialidade. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 2 de junho de 1952 e cursou Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Incluída na antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda em 1975, fez parte da geração de intérpretes de uma liberdade estética incomum que aproximou leitor e poesia por meio de informalidade e aparente improviso. Ana Cristina Cesar morreu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1983.;João Gilberto Noll escreveu contos e romances ao longo de mais de trinta anos de produção. Nasceu em Porto Alegre (RS), em 15 de abril de 1946. Depois de trabalhar como jornalista nos jornais Última Hora e Folha da Manhã, no Rio, estreou com um conto na antologia Roda de fogo, organizada por Carlos Jorge Appel, de Porto Alegre. Alternou atividades de jornalista com as de professor no curso de Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Publicou a coletânea de contos O cego e a dançarina e lançou romances, de que resultou a antologia Romances e contos reunidos. Com os contos publicados duas vezes por semana, na coluna Relâmpagos da Folha de S.Paulo, lançaria Mínimos múltiplos comuns, e recebeu o Prêmio Jabuti, enquanto A máquina do ser, do mesmo gênero, foi premiado como o melhor livro de contos dado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). João Gilberto Noll morreu em Porto Alegre, em 27 de março de 2017.;Romancista que figura entre os maiores da literatura brasileira, Erico Verissimo se definia simplesmente como um “contador de histórias”. Somou à sua abundante produção literária a atividade fecunda de editor e foi um dos responsáveis pelo sucesso da Editora Globo. Nasceu em Cruz Alta (RS), em 17 de dezembro de 1905, tornou-se conhecido com o romance Clarissa (1932) e celebrizou-se com a trilogia O tempo e o vento, cujo primeiro título, O continente, saiu em 1949. Morreu em Porto Alegre (RS), em 28 de novembro de 1975.
O Arquivo Ana Cristina Cesar chegou ao Instituto Moreira Salles em 1999. Conserva numerosos cadernos com anotações diversas, rascunhos de poemas, traduções, notas de leitura, de reflexões e observações gerais, além de outros originais da autora. Contém correspondência, desenhos, fotografias, recortes de jornal e de revista.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![A teus pés;Arquivo em dia de chuva;Cartas cariocas;-;Painel sobre a poeta Ana Cristina Cesar;Um homem uma mulher no Centro de Letras;Caro senhor, é com prazer...;Entre a caneta e o pincel;A sexualidade feminina;A nova lírica dos anos 90;Oku;-;Anarquia feliz;De la supériorité de la littérature anglaise-américaine;Saudades da Ana C.;[Marisete, era a];-;O anjo ainda registra;Lembranças de Ana Cristina;Escritos no Rio;Originais;O feminino em Ana Cristina Cesar: uma questão de ponto de vista?;Os cabelos da mulher de vidro;Em memória de Ana Cristina Cesar (1952-1983);A marca do piano;O perigo do dragão, desejo e paixão da Bruna Lombardi poeta;In and out of grace;-;-;-;-;A teus pés;Livraria Xanam;Era noite, Vera...;Jornal da Juventude Infantil: Historietas: Luisinha e Luisão...;O enigma;Sra. Reitora do...;Diário louco de uma solitária prisioneira do tempo;Ana Cristina;Saudades de tudo;Nada disimula el apuro del amor;Arquivo das artes;Lançamento de A teus pés será nesta quinta;Para além da tentação do silêncio;VI Salão Nacional de Poesias Psiu começa amanhã;Digital;Luzes sobre o enigma Ana C.;[Camilo Castelo Branco: Amor de perdição];Eu a 9-8-66...;[Atenção cuidado com os batedores de carteiras];Anorexigênico](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/66739_ca_object_representations_media_187554_medium.jpg)