Título: História filosófica das letras: 2ª parte
Título: História filosófica das letras: 2ª parte
Detalhes
055751.pdf
Ana Cristina Cesar (ACC)
Ana Cristina Cesar (ACC) > Série Produção intelectual > História filosófica das letras: 2ª parte
História filosófica das letras: 2ª parte
(Título)
Ana Cristina Cesar (Autoria)
15 de fevereiro de 1965
Caderno com textos em prosa sobre as letras N, O, P, Q, R, S, T, U, V, X, Z; frases moralistas; o texto em prosa Conclusões abecedárias
; 16(folhas)
Manuscrito. Caderno Desbravador com imagem de um bandeirante. Há notas de Ana Cristina Cesar na capa. Produzido no formato de livro com dois volumes (dois cadernos) com informações da editora (Editora Problemas Universais), data de início e término e local de impressão. Folhas numeradas no canto superior direito pelo arquivista.
Poeta de privilegiada consciência crítica, Ana Cristina Cesar destacou-se na década de 1970 por uma poesia intimista marcada pela coloquialidade. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 2 de junho de 1952 e cursou Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Incluída na antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda em 1975, fez parte da geração de intérpretes de uma liberdade estética incomum que aproximou leitor e poesia por meio de informalidade e aparente improviso. Ana Cristina Cesar morreu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1983.
O Arquivo Ana Cristina Cesar chegou ao Instituto Moreira Salles em 1999. Conserva numerosos cadernos com anotações diversas, rascunhos de poemas, traduções, notas de leitura, de reflexões e observações gerais, além de outros originais da autora. Contém correspondência, desenhos, fotografias, recortes de jornal e de revista.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.