Título: Convento da Ajuda
Detalhes
014GLAS031.jpg
Pedro Corrêa do Lago
Pedro Corrêa do Lago > Álbuns > Alb.003-Rio de Janeiro > Convento da Ajuda
Convento d´Ajuda . - Lapa - S. Thereza. (do Castello)
(Título original)
Convento da Ajuda
(Título atribuído)
Georges Leuzinger (Autoria)
circa 1866(Data de produção)
1863 - 1869(Datas-limite)
Em panorâmica também tirada do Morro do Castelo, observamos à esquerda a imensidão do Convento da Ajuda e seus jardins que se estendiam até a atual rua Evaristo da Veiga (antiga Rua dos Barbonos). O Convento foi inaugurado em 1750, depois de muitas dificuldades na sua construção. Em 1795 foi instalado no pátio o chafariz das Saracuras, obra do Mestre Valentim, doado às freiras pelo vice-rei Conde de Resende e hoje localizado em Ipanema. O Convento ficava na Rua da Ajuda, que recebeu este nome por causa de uma ermida ali erguida antes de 1600, em louvor a Nossa Senhora da Conceição da Ajuda. Ao fundo da fotografia vemos o morro de Santa Teresa com destaque para a igreja e o convento da Ordem das Teresianas ou das Carmelitas Descalças, mandado construir por Gomes Freire. Antes do convento o morro chamava-se do Desterro por causa de uma ermida mandada construir por Antônio Gomes do Desterro em louvor a Nossa Senhora do Desterro, em 1629. Esta ermida foi demolida e, em seu lugar, construído o Convento.
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
18,4(altura) x 23,7(largura)(imagem/dimensão total)
Acidente Geográfico, Arquitetura, Diurna, Externa, Horizontal, Centro do Rio de Janeiro, Lapa (Rio de Janeiro), Santa Teresa, Bairros
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
Sanson, M. e Vasquez, P. ORJFL, p. 70 e 71; Livro: Brasil Gerson, História das ruas do Rio, Editora: Brasiliana, 1965, pg. 94/329.
Georges Leuzinger (1813-1892) passou à posteridade como proprietário da Casa Leuzinger. Começou como papelaria e oficina de encadernação em 1840, quando o emigrado suíço adquiriu a loja "Ao livro Vermelho". Em 1845, aproximadamente, acrescentou-lhe uma oficina de estamparia e gravura. Em 1852 adquiriu a Typografia Francesa que manteve (parece que com interrupções) até, pelo menos, 1889. Depois, empolgou-se pela fotografia, atividade em que sua casa realizou a sua mais notável obra iconográfica, ao lado da infinidade de livros que imprimiu e muitas vezes editou. Diversos fotógrafos trabalharam em seu ateliê, como o alemão Franz Keller e Marc Ferrez, que ali teve sua iniciação fotográfica.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Georges Leuzinger/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural