Título: São Paulo de Lévi-Strauss
PUBIMSexpar09_0001.jpg
Instituto Moreira Salles (IMS)
(Autoria)
Claude Lévi-Strauss
(Autoria)
(Autoria)
Claude Lévi-Strauss
(Autoria)
1995
Detalhes
PUBIMSexpar09_0001.jpg
12 Atividade Pública > IMS > São Paulo de Lévi-Strauss
folheto/folder
São Paulo de Lévi-Strauss
(Título original)
1995(Não)
Transcrição do capítulo XI, São Paulo, do livro Tristes Trópicos de Claude Lévi-Strauss (edição da Martins Fontes de 1955).
Papel
Impresso
; 20(páginas)
Cultura
O etnólogo e antropólogo Claude Lévi-Strauss nasceu em 28 de novembro de 1908, em Bruxelas, Bélgica. Chegou ao Brasil em 1935, aos 27 anos, integrando a segunda leva de professores estrangeiros convidados a dar aulas na Universidade de São Paulo (USP), então recém-criada. Entre 1935 e 1939 organizou várias missões etnográficas pelo Mato Grosso e Amazonas, e lecionou na USP até 1938. Voltou à França nas vésperas da Segunda Guerra Mundial e pouco depois foi para Nova York dar aulas, trabalhando ainda como conselheiro cultural na embaixada francesa dos Estados Unidos. De volta à França, deu aulas no Collège de France de 1959 até se aposentar, em 1982.;O etnólogo e antropólogo Claude Lévi-Strauss nasceu em 28 de novembro de 1908, em Bruxelas, Bélgica. Chegou ao Brasil em 1935, aos 27 anos, integrando a segunda leva de professores estrangeiros convidados a dar aulas na Universidade de São Paulo (USP), então recém-criada. Entre 1935 e 1939 organizou várias missões etnográficas pelo Mato Grosso e Amazonas, e lecionou na USP até 1938. Voltou à França nas vésperas da Segunda Guerra Mundial e pouco depois foi para Nova York dar aulas, trabalhando ainda como conselheiro cultural na embaixada francesa dos Estados Unidos. De volta à França, deu aulas no Collège de France de 1959 até se aposentar, em 1982.
Documentos de atividades públicas não governamentais do produtor ou de relações com órgãos públicos ou privados, nacionais e internacionais. Com destaque para documentos do Instituto Moreira Salles e de outras instituições de arte, educação, cultura e benemerência no Brasil e no exterior. Além de documentos referentes à conjuntura política e econômica durante a vida do produtor. Contém recortes de jornais, relatórios, cartas, telegramas, cartões postais, convites, atas, demonstrativos financeiros, orçamentos, balanços, discursos, programações, listas, recibos, certidões, projetos, leis, publicações