Denominação do documento/obra/objeto: Carta
044676.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Vamireh Chacon
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
16 de novembro de 1993
Detalhes
044676.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Rachel de Queiroz (RQ) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
16 de novembro de 1993
; 1(folhas)
Uma das maiores romancistas brasileiras, dona de prosa vigorosa e enxuta, Rachel de Queiroz foi também cronista excepcional. Nasceu em Fortaleza (CE), em 17 de novembro de 1910, e aos dezesseis anos começou a atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1945, ano em que deu início a trinta anos de colaboração como cronista na revista O Cruzeiro, período em que deu continuidade à sua obra de romancista. Morreu no Rio de Janeiro, em 4 de novembro de 2010.
O Arquivo Rachel de Queiroz chegou ao Instituto Moreira Salles em 2006. É composto de originais, como o de um livro de poemas até então inédito intitulado “Mandacaru”, publicado pelo IMS em 2010, e de grande parte de recortes de jornal com a sua produção de cronista. Destacam-se os recortes de jornal com as primeiras colaborações da autora na imprensa do Ceará, material reunido por sua mãe, Clotilde, em um álbum conservado por Alba Frota, amiga da escritora.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![O animal urbano;-;-;-;Bilhete ao Juiz de Menores;As vozes do calabouço;-;O vice;-;-;Brinde de aniversário;-;-;Profissionais;-;-;O cavaleiro fiel;-;-;-;Ceará;-;Dia 5 de outubro;Cantiguinha de sufoco;-;-;-;-;O dragão do mar e outros dragões;-;Los dos bonitos y los dos feos (Fin);-;-;-;Viagem a Juazeiro;-;Foi cobra, sinhá;-;-;-;Literatura nacional e outras;-;Mão de obra;-;-;-;-;Fotografia; autor: Não identificado;-;Nados;-;-;-;O Teatro Duse;-;-;-;O avesso;A virtude ainda compensa;A ano dois mil;-;O melhor é viajar;Feliz aniversário!;-;Nós, pecadores...;-;-;Peste negra infesta a capital da corrupção;A água que nem rolou;História de um nome;Tão curta a vida...;Tradição brasileira;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Depoimento da Acadêmica Rachel de Queiroz;[Festas];Eu só comparo estas pesquisas eleitorais...;Nordestino quando vai para lá;A decoração da fama;Agricultura;Cada guerra, cada tempo;Desvio de vocação;Feminismo;Hora decisiva;Medo;O açude;O homem morreu na serra;Os cinquenta;Recenseamento;A fome de pão e fome de livro;Agricultura;America y sus negros I;Crianças;Desculpem, mas ainda é Nordeste;Eleição direta;Entierro de un angel;Galpon de harina;Hoje só existem Primeiro e Terceiro mundo;La hora del pueblo em Cuba;Morar;Nelson, David;O mundo dentro de nossa casa;O rei e o coronel;Para sair do lugar-comum;Quem prende o guarda?;Reflexões sobre os niños;Saudades do carnaval;Terror;Turistas;Teatro](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/24694_ca_object_representations_media_585923_medium.jpg)