Denominação do documento/obra/objeto: Carta
044799.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Sergio Corrêa da Costa
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
23 de julho de 1985
Detalhes
044799.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Rachel de Queiroz (RQ) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
23 de julho de 1985
; 1(folhas)
embaixador;Uma das maiores romancistas brasileiras, dona de prosa vigorosa e enxuta, Rachel de Queiroz foi também cronista excepcional. Nasceu em Fortaleza (CE), em 17 de novembro de 1910, e aos dezesseis anos começou a atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1945, ano em que deu início a trinta anos de colaboração como cronista na revista O Cruzeiro, período em que deu continuidade à sua obra de romancista. Morreu no Rio de Janeiro, em 4 de novembro de 2010.
O Arquivo Rachel de Queiroz chegou ao Instituto Moreira Salles em 2006. É composto de originais, como o de um livro de poemas até então inédito intitulado “Mandacaru”, publicado pelo IMS em 2010, e de grande parte de recortes de jornal com a sua produção de cronista. Destacam-se os recortes de jornal com as primeiras colaborações da autora na imprensa do Ceará, material reunido por sua mãe, Clotilde, em um álbum conservado por Alba Frota, amiga da escritora.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![Lamento de mulher guerreira;-;Jô Soares Onze e Meia n°359 Rachel de Queiroz, Francis Hime e Olívia Hime;-;Seu Amâncio;Fim de ano;-;-;-;A dublagem;-;-;Cabeça-Rosilha;-;-;-;Saíam do Recife;-;Sumiram os soviéticos, voltaram os russos;Hospital em Quixadá;-;-;Falar em Nordeste;-;Mês de novembro;-;-;1966;A fome propriamente dita;-;Carta ao Menino Jesus;-;-;-;Moro, em país tropical;-;Os escândalos americanos;-;-;O ano dois mil;-;Os molucanos;Novembro, por exemplo: em toda...;-;-;-;O botequim;-;-;-;O leão doente;-;-;A vitória do feminismo;-;-;-;-;Praticando é que se aprende;A era de Austregésilo na Academia;-;-;Nísia Floresta;-;Promessas de ano novo;Ainda há juízes em New Jersey;-;-;Os cunhados;-;Ano novo, falas novas;-;-;As ariranhas;Um carteiro bate à porta;Feras, jacarés, Ibama;-;-;-;Cafute e Pena-de-Prata;-;-;Resposta a um S.O.S.;-;Die Schweiz und Europa;-;-;-;As memórias de Krieger;-;O mapa do bom caminho;-;-;O padrezinho santo;Água;Bilhete para Raul Lima;Chavantes;Divórcio americano;Fome e esperança;Luizinha, a manicura;Não é a mosca azul;O balão que caiu no mar;O moço quer ingressar na política;Onde é que está a beleza?;Prosa e verso;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Vocação;[Comentário sobre Mário de Andrade];A impossível arte de governar;Assunto de cor;Cinema;Congresso no Recife;Eleição;Homenaje a Rondon;Los jovenes y la muerte;O cego Aderaldo;O drama de todo dia;O grande racha;O mundo e a violência;O poder real;Quem quer paz, prepara-se para a paz;Regar a terra com o suor do teu rosto;Tv e teatro;Azulão](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/85291_ca_object_representations_media_585926_medium.jpg)