Título: Vista parcial de Canudos ao Norte
P001FBAC02.jpg
Álbum de Canudos - fotografia Flávio de Barros
Flávio de Barros
(Autoria)
(Autoria)
1897
Detalhes
P001FBAC02.jpg
Álbum de Canudos - fotografia Flávio de Barros
Álbum de Canudos - fotografia Flávio de Barros > Vista parcial de Canudos ao Norte
Vista parcial de Canudos ao Norte
(Título atribuído)
Flávio de Barros (Autoria)
1897(Data de produção)
"Neste panorama, tomado a partir de Pelados - pequena elevação situada às margens do rio Vazas-Barris, ao sul de Canudos - , identificamos o núcleo principal do arraial, onde se destacam a Igreja de Santo Antônio, à direita, e a do Bom Jesus, à esquerda, esta segunda projetada e construída por Antônio Conselheiro, ambas localizadas nas extremidades da praça principal. As igrejas já apresentam as torres derrubadas devido ao bombardeio do exército, mas como a do Bom Jesus ainda mantém sua estrutura principal preservada, sabemos que esta imagem foi registrada antes do assalto final de 1º de outubro. Ao fundo, a aglomeração de casas erguidas ao norte do arraial. Observa-se também o leito seco do rio Vaza-Barris, à altura do Vale das quixabeiras - árvores de folhas pequenas e de numerosos espinhos, comuns na caatinga -, vistas à direita e abaixo da igreja de Santo Antônio. No período das secas, era comum o gado se alimentar das folhas e frutos destas árvores."
Publicada em "Cadernos de Fotografia Brasileira: Canudos", número 1, dezembro de 2002.
Imagem anteriormente publicada na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Imagem anteriormente publicada na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
MONOCROMÁTICA
17,7(altura) x 23(largura)(imagem)
Acidente Geográfico, Flora / Vegetação, Externa, Horizontal, Paisagem, Diurna, Canudos
Foto proveniente do álbum I (em maior formato) pertencente ao Museu da República. Neste álbum esta é a foto número 6.
Numeração presente no suporte secundário da imagem: "14".
Numeração presente no suporte secundário da imagem: "14".
"Cadernos de Fotografia Brasileira, número1: Canudos". Instituto Moreira Salles, dezembro de 2002, pp. 53-57.
Poucas informações se tem acerca do fotógrafo Flávio de Barros. Consta, porém, que tinha um estúdio em Salvador, chamado "Photographia Americana", e que foi contratado pelo Exército para fotografar a guerra contra o arraial de Canudos, acompanhando as tropas comandadas pelo General Carlos Eugênio de Andrade Guimarães. Augusto Flávio de Barros chegou a Canudos em 26 de Setembro de 1897 e lá permaneceu até 6 de Outubro do mesmo ano, um dia depois da capitulação da cidade.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Flávio de Barros/Álbum Canônico Virtual de Canudos - projeto em parceria com: Museu da República; Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; Casa de Cultura Euclides da Cunha/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
