Título: Ponte Grande – Clube de Regatas Tietê
Detalhes
002004aGA041.JPG
Instituto Moreira Salles
Instituto Moreira Salles > ÁLBUM DE GUILHERME GAENSLY > Ponte Grande – Clube de Regatas Tietê
Ponte Grande - 34 Club de Regatas Tietê e Esperia
(Título original)
Ponte Grande – Clube de Regatas Tietê
(Título atribuído)
Guilherme Gaensly (Autoria)
circa 1915(Data de produção)
1910 - 1920(Datas-limite)
O rio Tietê, que corta o estado de São Paulo, nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, corre para o interior e deságua no rio Paraná, na divisa com o estado do Mato Grosso. No início do século XX foi fundado em suas margens o Clube de Regatas Tietê, de onde surgiram atletas renomados. Na época o rio ainda possuía águas límpidas e nadar em suas águas era um dos programas preferidos dos paulistanos. Na década de 1950 o rio foi considerado impróprio para o banho e as pessoas já estavam abandonando o hábito de nadar e pescar, mas foi somente em 1972 que o Tietê foi palco de sua última regata.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
21,5(altura) x 28(largura)(imagem)
Lazer / Entretenimento, Rio, Acidente Geográfico, Flora / Vegetação, Externa, Horizontal, Diurna, Clube de Regatas Tietê
O artista suíço Guilherme Gaensly (1843-1928) foi um dos principais fotógrafos do início do século XX na cidade de São Paulo, quando, a serviço de companhias como a São Paulo Tramway, Ligth & Power, documentou as intensas mudanças urbanas. Mesmo tendo iniciado suas atividades em Salvador, estão em terras paulistas imagens que se multiplicaram com sua assinatura, como casarões cafeeiros do interior e mansões dos emergentes bairros da belle époque, premiadas em mostras como a 'Louisiana Purchase Exposition', em Saint Louis (EUA), no ano de 1904.
Instituto Moreira Salles
Guilherme Gaensly/Acervo Instituto Moreira Salles
