Título: Seminário Episcopal na Avenida Tiradentes
Detalhes
002004aGA007.JPG
Instituto Moreira Salles
Instituto Moreira Salles > ÁLBUM DE GUILHERME GAENSLY > Seminário Episcopal na Avenida Tiradentes
53 - Seminario Episcopal
(Título original)
Seminário Episcopal na Avenida Tiradentes
(Título atribuído)
Guilherme Gaensly (Autoria)
circa 1905(Data de produção)
1900 - 1910(Datas-limite)
A pedra fundamental do primeiro seminário eclesiástico de São Paulo foi lançada em 1853 por Dom Manuel da Ressurreição, no bairro da Luz. Sob a benção de Santo Inácio de Loyola, o seminário foi inaugurado em 1856, aos cuidados dos padres capuchinhos, que permaneceram à frente da direção por 25 anos. A instituição fora aprovada pelo Papa Pio IX, que mandou que o seminário fosse também chamado de Imaculada Conceição em homenagem ao dogma da Imaculada, promulgado poucos anos antes. Em 1877 a direção do seminário foi transferida para o clero diocesano e com a proclamação da República, em 1889, a Igreja desvinculou-se do Estado e o processo de formação sacerdotal deixou de ser controlado pelo Ministério da Justiça. Com a reforma na Igreja, foram reformadas também as diretrizes que guiavam o sacerdócio. As mudanças mais significativas no seminário foram efetuadas somente em 1905, quando foi dividido em três seções: o Colégio Diocesano, o Seminário Menor de Pirapora e o Seminário Maior Filosófico-Teológico para os candidatos ao sacerdócio. Durante a revolução paulista de 1924 bombardeios na estação da Luz também atingiram o seminário, acarretando na sua transferência para o Ipiranga. O novo prédio, no entanto, só ficou pronto em 1934, e até a obra ser concluída as aulas foram ministradas em um prédio adquirido da família Prado, na Freguesia do Ó. Quando da transferência para o Ipiranga, a instituição foi transformada, por decisão da Sé, em Seminário Central, destinada a receber seminaristas de São Paulo e do Paraná.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
21,5(altura) x 28(largura)(imagem)
Educação, Arquitetura, Externa, Horizontal, Paisagem, Paisagem urbana, Diurna
http://br.geocities.com/propedeuticofreigalvao/historico.htm
O artista suíço Guilherme Gaensly (1843-1928) foi um dos principais fotógrafos do início do século XX na cidade de São Paulo, quando, a serviço de companhias como a São Paulo Tramway, Ligth & Power, documentou as intensas mudanças urbanas. Mesmo tendo iniciado suas atividades em Salvador, estão em terras paulistas imagens que se multiplicaram com sua assinatura, como casarões cafeeiros do interior e mansões dos emergentes bairros da belle époque, premiadas em mostras como a 'Louisiana Purchase Exposition', em Saint Louis (EUA), no ano de 1904.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Guilherme Gaensly/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
