Título: Pão de Açúcar; destaque para o bondinho
002057TP001.jpg
Instituto Moreira Salles
Theodor Preising
(Autoria)
Photo Rotativo
(Autoria associada comercial)
(Autoria)
Photo Rotativo
(Autoria associada comercial)
circa 1935
Detalhes
002057TP001.jpg
Instituto Moreira Salles
Instituto Moreira Salles > ÁLBUNS DE CURITIBA, RIO DE JANEIRO E RECIFE > Pão de Açúcar; destaque para o bondinho
Pão de Assucar
(Título original)
Pão de Açúcar; destaque para o bondinho
(Título atribuído)
circa 1935(Data de produção)
1930s(Datas-limite)
O projeto inicial do bondinho do Pão de Açúcar previa a construção de três linhas, uma ligando a Praia Vermelha ao alto do Morro da Urca, outra fazendo ligação entre o alto do Morro da Urca e o Pão de Açúcar e uma terceira ligando o alto do Morro da Urca ao alto do Morro da Babilônia. A obra foi autorizada em julho de 1909 e, assim, Augusto Ferreira Ramos e um grupo de amigos fundaram a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e iniciaram, em 1910, a construção do primeiro teleférico brasileiro. A obra do bondinho do Pão de Açúcar contou com operários brasileiros e portugueses, com equipamentos e materiais importados de uma firma alemã. Em 27 de outubro de 1912, o trecho inicial foi inaugurado, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca.
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
16,2(altura) x 22,1(largura)(imagem)
17,2(altura) x 23(largura)(dimensão total)
17,2(altura) x 23(largura)(dimensão total)
Árvores, Flora / Vegetação, Aéreo, Bondinho, Montanha/Morro, Transportes, Acidente Geográfico, Aérea, Diurna, Horizontal, Paisagem, Morro do Pão de Açúcar, Urca
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
Número de série? 58
Número de série? 58
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bondinho_do_P%C3%A3o_de_A%C3%A7%C3%BAcar
Theodor Preising (1883-1962), o primeiro a introduzir câmeras de pequeno formato para reportagem no Brasil. Nascido em 1883, em Hildesheim, Alemanha, Foi fotógrafo nas frentes de combate da Primeira Guerra Mundial, tal experiência, combinada à difícil situação econômica alemã no período pós-guerra, foi fundamental para a sua decisão de emigrar. Em 1920, viaja à Argentina com a ideia de estabelecer residência. Insatisfeito, chega ao Brasil em 1923 - mora primeiro no Guarujá, e depois em São Paulo, onde monta seu laboratório. Uma das suas primeiras atividades empreendidas por aqui foi a de comercializar máquinas fotográficas, acessórios e cartões postais no Grande Hotel de Guarujá. Também registrou as cidades brasileiras (Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Petrópolis, Salvador, Curitiba, Joinville e Foz do Iguaçu) para cartões postais e percorreu os campos agrícolas do Paraná e São Paulo para documentar culturas como café e o algodão.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Theodor Preising/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural