Título: Fachada de Casarão
Detalhes
029006ALM041.jpg
Hans Gunter Flieg
Hans Gunter Flieg > Individualizados > Fachada de Casarão
Fachada de Casarão
(Título atribuído)
Hans Gunter Flieg (Autoria)
circa 1965(Data de produção)
1959 - 1970(Datas-limite)
Fachada de Casarão não identificado. Suspeita-se que seja a Sede da Angência Alcantara Machado, localizada na Rua Conselheiro Brotero, ou ainda uma propriedade da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo Na Rua Jorge Miranda, próximo ao Museu de Arte Sacra.
Negativo flexível - Diacetato
GELATINA/ Prata
P&B
10(altura) x 12(largura)(imagem)
Arquitetura, Externa, Horizontal, Paisagem, Diurna
1) A Alcantara Machado Feiras de Negócios, empresa especializada em feiras e eventos realizados no país, começou a se constituir em 1956, pouco depois da instalação da primeira indústria automotiva de São Paulo. Em 1958 realizou sua primeira feira, chamada Feira Nacional de Indústria Têxtil (FENIT), e um ano depois lançava a Feira Nacional de Máquinas e Equipamentos (Mecânica), que obteve grande repercussão. Foi na década de 1960 que a empresa se consolidou no mercado de feiras no país, com o lançamento do Salão do Automóvel e da Feira de Utilidades Domésticas. Desde cedo a Alcantara Machado teve importante papel no fomento da indústria nacional.
2) Alcantara Machado é também uma agência publicitária, cliente de Flieg.
2) Alcantara Machado é também uma agência publicitária, cliente de Flieg.
1) DEPOIMENTO: Hans Gunter Flieg para Equipe IMS. 2) ACERVO IMS: Caixa de fotografias. 3) SITE: Disponível em: http://www.alcantara.com.br/institucional Acesso em: 2008.
O alemão Hans Gunter Flieg (Chemnitz, Alemanha, 1923 - São Paulo, Brasil, 2024), poeta do aço e do concreto, tinha 16 anos quando o recrudescimento do antissemitismo de Adolf Hitler levou sua família a migrar para São Paulo, bem a tempo de se tornar um dos principais documentadores do explosivo desenvolvimento industrial e urbanístico que transformou a cidade em meados do século XX. A partir de 1945, quando se estabeleceu no mercado como fotógrafo industrial, de publicidade e de arquitetura, e até os anos 1980, lançou um olhar rigoroso – com influências marcadas da Bauhaus e do grupo alemão Nova Objetividade – sobre instalações industriais, edifícios, interiores e objetos, tensionando muitas vezes a fronteira entre a objetividade da fotografia documental e o refinamento formal que ambiciona transformar a imagem em abstração.
Instituto Moreira Salles
Requer liberação de direitos junto ao detentor indicado no Copyright
