Título: Imperador do Brasil
P002SAm1-0056.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Joaquim Insley Pacheco
(Autoria)
(Autoria)
1875
Detalhes
P002SAm1-0056.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig > Imperador do Brasil
Kaiser v. Brasilien
(Título original)
Imperador do Brasil
(Título atribuído)
Joaquim Insley Pacheco (Autoria)
1875(Data de produção)
O imperador D. Pedro II nasceu no Palácio de São Cristóvão em 2 de dezembro de 1825. Filho de Pedro I e D. Maria Leopoldina, foi aclamado imperador aos 6 anos de idade, depois da abdicação do pai, em 7 de abril de 1831. Cresceu aos cuidados de tutores, que zelaram inclusive por sua educação, e aos 15 anos foi declarado maior de idade (em 1840), sendo coroado em 18 de julho de 1841. Casou-se em maio de 1843 com a princesa Teresa Cristina Maria, e com ela teve quatro filhos - Afonso, Isabel, Leopoldina e Pedro -, sendo que os dois meninos morreram ainda criança. Seu reinado durou 48 anos, acabando em 1889 com a proclamação da República.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
9,3(altura) x 5,6(largura)(imagem)
Pessoas, Retrato individual, Retrato, Vertical, Estúdio
Esta imagem integra a Coleção Alphons Stübel.
http://www.nomismatike.hpg.ig.com.br/Brasil/DomPedroII.html
O fotógrafo Joaquim José Pacheco nasceu em Portugal em uma data imprecisa (alguns pesquisadores sugerem cerca de 1830). Adotou o nome "Insley" por volta de 1855, possivelmente para homenagear H.E Insley, um dos seus mestres nos Estados Unidos. Reconhecido como importante retratista, um dos primeiros registros de sua carreira datam do final da década de 1840, quando teria tido os primeiros contatos com a fotografia através do irlandês Frederic Walter. Entre 1849 e 1851 o artista teria passado uma temporada nos Estados Unidos, tendo inclusive aprimorado seus estudos com H.E. Insley e Jeremiah Gurney, famosos daguerreotipistas de Nova York. Após passagens por Fortaleza e Sobral, no Ceará, e Recife, em Pernambuco, Pacheco estabeleceu-se no Rio de Janeiro em 1855, montando um bem sucedido ateliê. Por muitas vezes, inclusive, chegou a fotografar os membros da família imperial. Até 1884 o fotógrafo anunciava-se só, mas a partir de 1885, e até 1897, seu estabelecimento fotográfico pertenceria à sociedade Joaquim Insley Pacheco & Filho. Agraciado com o título de Fotógrafo da Casa Imperial em 1855, Insley produzia seus retratos sobre chapas (daguerreótipo), papel, vidro (ambrotipo) e marfim, além de retratos a óleo e fotopinturas. Também participou de exposições na Academia Imperial de Belas Artes e em outras mostras nacionais e internacionais. O fotógrafo morreu na cidade do Rio de Janeiro em 1912.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Joaquim Insley Pacheco/Convênio Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
