Título: Habitação às margens do Rio Cuiabá
P002SAm41-0007.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Hermann Meyer
(Autoria)
(Autoria)
circa 1898
Detalhes
P002SAm41-0007.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig > Habitação às margens do Rio Cuiabá
Am Rio Cuyaba
(Título original)
Habitação às margens do Rio Cuiabá
(Título atribuído)
Hermann Meyer (Autoria)
circa 1898(Data de produção)
1898 - 1899(Datas-limite)
O rio Cuiabá é inicialmente formado por dois cursos d'água, o Cuiabá do Bonito e o Cuiabá da Larga, que afloram entre as serras azuis e Cuiabá. Quando os dois riachos se encontram, na região de Limoeiro, recebem o nome de Cuiabazinho. Somente após encontrar o rio Manso suas águas dobram de volume e o rio recebe o nome Cuiabá. A história e o desenvolvimento não só da cidade de Cuiabá, mas também do estado do Mato Grosso como um todo, está intimamente ligada ao rio de mesmo nome. Foram às suas margens que estabeleceram-se negros e portugueses, juntando-se aos indígenas que já habitavam a terra. Com a descoberta de ouro no século XVIII o povoado inicial transferiu-se para as margens do rio, e era por ele que chegavam os indivíduos escravizados, alimentos e outros exploradores em busca de riquezas e terras férteis. Segundo historiadores, se não fosse o rio, a tentativa de povoar a região não teria tido sucesso algum.
Fotografia - Papel
COLÓDIO/ Prata
MONOCROMÁTICA
8,1(altura) x 8,6(largura)(imagem/dimensão total)
Pessoas, Rio, Flora / Vegetação, Casas e habitações, Externa, Diurna
Esta imagem integra a Coleção Hermann Meyer.
http://www.camaracba.mt.gov.br/index.php?pag=mem_item&id=1; http://www.pnbonline.com.br/articulistas/artigo.asp?at_id=387
O editor Herrmann Meyer nasceu na cidade de Hidburghausen, Alemanha, em 1871. Com o intuito de pesquisar povos indígenas, veio para o Brasil em 1896, passando por Porto Alegre e Pinhal (próximo a Santa Maria), nesta última cidade com o objetivo de contratar Carlos Dhein para uma expedição à cabeceira do rio Xingu. No Xingu, Meyer empreendeu pesquisas geológicas, botânicas, zoológicas e etnográficas. Do encontro de Meyer com Dhein surgiu a idéia de montarem uma empresa colonizadora no sul do país. A união, no entanto, foi desfeita em 1900, com a rescisão do contrato da Sociedade de Capital e Indústria, empresa montada pela dupla havia dois anos antes. O motivo mais provável teria sido o mau gerenciamento financeiro de Carlos Dhein.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Hermann Meyer/Convênio Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig/Acervo Instituto Moreira Salles
