Título: Indígena Bororo e criança
P002SAm41-0010.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Hermann Meyer
(Autoria)
(Autoria)
circa 1895
Detalhes
P002SAm41-0010.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig > Indígena Bororo e criança
Bororo-Indianerin, Cuyaba
(Título original)
Indígena Bororo e criança
(Título atribuído)
Hermann Meyer (Autoria)
circa 1895(Data de produção)
1893 - 1897(Datas-limite)
Indígena Bororo (ou Boe), denominação que significa "pátio da aldeia" na língua nativa. A disposição tradicional de suas casas faz do pátio o centro da aldeia e também seu espaço ritual. Os bororo têm uma complexa organização social e uma rica vida cerimonial. Eram encontrados em parte da Bolívia, no centro sul de Goiás, nas margens dos formadores do rio Xingu e nas proximidades do rio Miranda. Estima-se que o primeiro contato dos Bororo com os brancos tenha sido no século XVII, com os jesuítas que iam de Belém à região da bacia do rio Araguaia. O contato teria se intensificado com as bandeiras paulistas e a descoberta do ouro em Cuiabá, no século XVIII.
Fotografia - Papel
COLÓDIO/ Prata
MONOCROMÁTICA
7,9(altura) x 8(largura)(imagem/dimensão total)
Pessoas, Povos Indígenas, Externa, Diurna
Esta imagem integra a Coleção Hermann Meyer.
http://www.socioambiental.org/pib/epi/bororo
O editor Herrmann Meyer nasceu na cidade de Hidburghausen, Alemanha, em 1871. Com o intuito de pesquisar povos indígenas, veio para o Brasil em 1896, passando por Porto Alegre e Pinhal (próximo a Santa Maria), nesta última cidade com o objetivo de contratar Carlos Dhein para uma expedição à cabeceira do rio Xingu. No Xingu, Meyer empreendeu pesquisas geológicas, botânicas, zoológicas e etnográficas. Do encontro de Meyer com Dhein surgiu a idéia de montarem uma empresa colonizadora no sul do país. A união, no entanto, foi desfeita em 1900, com a rescisão do contrato da Sociedade de Capital e Indústria, empresa montada pela dupla havia dois anos antes. O motivo mais provável teria sido o mau gerenciamento financeiro de Carlos Dhein.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Hermann Meyer/Convênio Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig/Acervo Instituto Moreira Salles
