Título: Expedicionários em acampamento junto a homens indígenas
P002SAm42-0002.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Paul Ehrenreich
(Autoria)
(Autoria)
1894
Detalhes
P002SAm42-0002.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig > Expedicionários em acampamento junto a homens indígenas
Lager am Kulischu mit Metunaku Indianern
(Título original)
Expedicionários em acampamento junto a homens indígenas
(Título atribuído)
Paul Ehrenreich (Autoria)
1894(Data de produção)
O termo tapuia, presente no título original da imagem, é uma identidade genérica para designar grupo de moradores locais, muitos deles descendentes de povos indigenas da região. De acordo com alguns pesquisadores, o termo pode ter uma conotação pejorativa, que se referia à pessoas traçoeiras, assim descritos por fazendeiros e indivíduos que travavam conflitos com essas comunidades pela disputa de terras.
Fotografia - Papel
COLÓDIO/ Prata
MONOCROMÁTICA
12,8(altura) x 17,8(largura)(imagem/dimensão total)
Povos Indígenas, Rio, Expedições e Viagens, Flora / Vegetação, Externa, Horizontal, Diurna
No título original há menção ao povo Metunako, que acredita-se ser referência ao povo Mehinako. No entanto, não foi possivel atestar que se trata desta etnia.
Almeida, Heloísa de Souza. Verbete “Tapuio”. Disponível em https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Tapuio#:~:text=Tapuio%2C%20tapuia%2C%20s%C3%A3o%20nomes%20atribu%C3%ADdos,terras%20doadas%20aos%20seus%20ancestrais . Acesso em 15/01/2024.
Paul Ehrenreich nasceu em Berlim em 1885. Formado em medicina, posteriormente dedicou-se também aos estudos de antropologia e etnologia. Fez sua primeira viagem ao Brasil entre 1884 e 1885, e entre 1887 e 1889 participou de uma expedição ao Xingu. Sua última vinda ao país deu-se no período entre 1892 e 1893. Ehrenreich dedicou-se a retratar indígenas brasileiros, como os botocudos em Minas Gerais e no Espírito Santo, os meinacos no Pará e os bacairis no Mato Grosso. Importante quanto ao registro histórico (uma vez que são raros os registros de índios brasileiros no século XIX), seu trabalho, porém, é considerado deficiente do ponto de vista técnico. O fotógrafo e pesquisador, que chegou a estudar indígenas mexicanos e norte-americanos e a dar aulas de antropologia na Universidade de Berlim, faleceu na mesma cidade em 1914.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Paul Ehrenreich/Convênio Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig/Acervo Instituto Moreira Salles
