Título: Rua 1º de Março
P002SAm52-0103.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Marc Ferrez
(Autoria)
(Autoria)
circa 1890
Detalhes
P002SAm52-0103.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig > Rua 1º de Março
Rue 1 de Marco
(Título original)
Rua 1º de Março
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
circa 1890(Data de produção)
1885 - 1895(Datas-limite)
A rua Direita, atualmente chamada rua Primeiro de Março, nasceu como um prolongamento da rua da Misericórdia. Ganhou esse nome porque era através das duas ruas, quando ainda eram consideradas uma só, que os colonizadores mais facilmente - ou direito - se deslocavam entre o Morro de São Bento e a Misericórdia. A rua Direita abriga importantes edifícios nela instalados ainda na época colonial, como a igreja e o convento do Carmo (este último pertencente à Universidade Cândido Mendes) e a igreja de Santa Cruz dos Militares. Foi renomeada Primeiro de Março em 1870, já que foi esse o dia em que chegou ao fim, depois de cinco anos, a Guerra do Paraguai.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
28(altura) x 22(largura)(imagem)
Pessoas, Transportes, Aspectos urbanos, Arquitetura, Externa, Vertical, Diurna
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
Livro: Brasil Gerson, História das ruas do Rio, Editora: Brasiliana, 1965, pg. 9 a 18.
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Convênio Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
