Título: Vista de Cruz Alta
P002SAm56-0098.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Hermann Meyer
(Autoria)
(Autoria)
circa 1898
Detalhes
P002SAm56-0098.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig > Vista de Cruz Alta
Cruz Alta
(Título original)
Vista de Cruz Alta
(Título atribuído)
Hermann Meyer (Autoria)
circa 1898(Data de produção)
1898 - 1899(Datas-limite)
Cruz Alta tem sua origem em uma redução jesuítica fundada em 1634 nas proximidades do rio Jacuí. As terras do povoado, que foi batizado Santa Tereza, eram habitadas pelo povo Guarani. Pouco depois de sua fundação, porém, ele foi transferido para terras próximas, que foram consideradas mais propícias ao empreendimento. Depois de ter sido atacada por bandeirantes, que tinham como objetivo expulsar os jesuítas do território a leste do rio Uruguai, os povoadores fundaram, na parte alta da região, uma capela dedicada ao Menino Jesus com uma enorme cruz de madeira na frente, a qual acabou dando origem ao nome da cidade. A fundação oficial do povoado deu-se em 1821, pouco tempo depois de ter sido feito o primeiro traçado da cidade. O distrito foi criado em 1832 e no ano seguinte foi elevado à município, com a denominação de Espírito Santo da Cruz Alta e território desmembrado de Cachoeira.
Fotografia - Papel
COLÓDIO/ Prata
MONOCROMÁTICA
5,5(altura) x 7,8(largura)(imagem/dimensão total)
Flora / Vegetação, Casas e habitações, Externa, Horizontal, Diurna
Esta imagem integra a Coleção Hermann Meyer.
http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/riograndedosul/cruzalta.pdf
O editor Herrmann Meyer nasceu na cidade de Hidburghausen, Alemanha, em 1871. Com o intuito de pesquisar povos indígenas, veio para o Brasil em 1896, passando por Porto Alegre e Pinhal (próximo a Santa Maria), nesta última cidade com o objetivo de contratar Carlos Dhein para uma expedição à cabeceira do rio Xingu. No Xingu, Meyer empreendeu pesquisas geológicas, botânicas, zoológicas e etnográficas. Do encontro de Meyer com Dhein surgiu a idéia de montarem uma empresa colonizadora no sul do país. A união, no entanto, foi desfeita em 1900, com a rescisão do contrato da Sociedade de Capital e Indústria, empresa montada pela dupla havia dois anos antes. O motivo mais provável teria sido o mau gerenciamento financeiro de Carlos Dhein.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Hermann Meyer/Convênio Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig/Acervo Instituto Moreira Salles
