Name of the document/work/object: Carta
045756.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Zezé Motta
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
Século XX
Details
045756.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Rachel de Queiroz (RQ) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
Século XX
; 1(folhas)
Uma das maiores romancistas brasileiras, dona de prosa vigorosa e enxuta, Rachel de Queiroz foi também cronista excepcional. Nasceu em Fortaleza (CE), em 17 de novembro de 1910, e aos dezesseis anos começou a atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1945, ano em que deu início a trinta anos de colaboração como cronista na revista O Cruzeiro, período em que deu continuidade à sua obra de romancista. Morreu no Rio de Janeiro, em 4 de novembro de 2010.
O Arquivo Rachel de Queiroz chegou ao Instituto Moreira Salles em 2006. É composto de originais, como o de um livro de poemas até então inédito intitulado “Mandacaru”, publicado pelo IMS em 2010, e de grande parte de recortes de jornal com a sua produção de cronista. Destacam-se os recortes de jornal com as primeiras colaborações da autora na imprensa do Ceará, material reunido por sua mãe, Clotilde, em um álbum conservado por Alba Frota, amiga da escritora.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;-;-;-;Faz anos, foi bem nos começos;-;Meu sonho de futuro;-;-;A invasão das abelhas;-;-;O casal de bem-te-vis;-;-;A repressão na China e o adeus ao feroz aiatolá;-;-;-;-;O Brasil existe?;-;Picasso, encontro ainda esperado;-;Viagem a Juazeiro;A fábula do homem e o seu garrafão;-;-;O machão rides again;-;-;-;Nosso inimigo, o revólver;-;America, Ribera del Atlantico (II);O apelo da cidade morta;-;Portugal, nosso avozinho...;-;-;Alerta aos meninos do trem;-;-;Os dois pintos;-;Cajueiros;-;-;Rodrigo;-;Um deputado para nós;O cego Aderaldo;-;Propaganda eleitoral;-;-;Quem quer ser presidente;-;-;Debate;Do povo, para o povo, pelo povo...;-;-;-;-;-;A dura arte da política;-;Crime de ecocídio;-;-;O mar e os donos do mar;-;Saudosa da Garoa;[Roda Viva: entrevista concedida por Rachel de Queiroz];-;Fim do primeiro tempo;-;A casa ainda hoje;-;Iaiá no seu jardim;-;-;A frágil plantinha da democracia;-;-;Campanhas;-;-;O retorno à Idade Média;A água nem rolou;Ai vem a paz;Balzac tirou na pinta;Chegar em casa;Divulgadores;Fragmento de Romance;Maioria, minoria etc;Não há estrelas no céu;O Brasil no exterior;O mundo não vale meu jeep;Onde se vê a nova geração;Receita de viver;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Volta a medicina familiar;Ah, os amigos;Boas-festas;Conselho aos jovens;Gente brasileira;Já não se cantam pesares;O homem e a guerra;O tempo e a vida;Os terremotos e o fim do mundo;Sigamos a José Lins do Rego: Que se danem!;Ufania;Um tesouro;Volta Redonda;Liderança e eleição;Azulão](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/71429_ca_object_representations_media_585928_medium.jpg)