Denominação do documento/obra/objeto: Carta
045786.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Na'Amat - Organização das Mulheres Pioneiras de Cultura e Beneficiência
(Autoria)
Helena Trope
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
(Autoria)
Helena Trope
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
19 de julho de 1991
Detalhes
045786.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Rachel de Queiroz (RQ) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
Na'Amat - Organização das Mulheres Pioneiras de Cultura e Beneficiência (Autoria)
Helena Trope (Autoria)
Rachel de Queiroz (Destinatário)
Helena Trope (Autoria)
Rachel de Queiroz (Destinatário)
19 de julho de 1991
Uma das maiores romancistas brasileiras, dona de prosa vigorosa e enxuta, Rachel de Queiroz foi também cronista excepcional. Nasceu em Fortaleza (CE), em 17 de novembro de 1910, e aos dezesseis anos começou a atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1945, ano em que deu início a trinta anos de colaboração como cronista na revista O Cruzeiro, período em que deu continuidade à sua obra de romancista. Morreu no Rio de Janeiro, em 4 de novembro de 2010.
O Arquivo Rachel de Queiroz chegou ao Instituto Moreira Salles em 2006. É composto de originais, como o de um livro de poemas até então inédito intitulado “Mandacaru”, publicado pelo IMS em 2010, e de grande parte de recortes de jornal com a sua produção de cronista. Destacam-se os recortes de jornal com as primeiras colaborações da autora na imprensa do Ceará, material reunido por sua mãe, Clotilde, em um álbum conservado por Alba Frota, amiga da escritora.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![Um deputado para nós;O cego Aderaldo;-;Propaganda eleitoral;-;-;Cajueiros;-;-;Rodrigo;-;Debate;Do povo, para o povo, pelo povo...;-;-;-;-;Quem quer ser presidente;-;-;O mar e os donos do mar;-;Saudosa da Garoa;[Roda Viva: entrevista concedida por Rachel de Queiroz];-;Fim do primeiro tempo;-;-;A dura arte da política;-;Crime de ecocídio;-;-;A frágil plantinha da democracia;-;-;Campanhas;-;-;O retorno à Idade Média;-;A casa ainda hoje;-;Iaiá no seu jardim;-;-;Faz anos, foi bem nos começos;-;Meu sonho de futuro;-;-;A invasão das abelhas;-;-;-;-;-;-;-;-;O Brasil existe?;-;-;O casal de bem-te-vis;-;-;A repressão na China e o adeus ao feroz aiatolá;-;O machão rides again;-;-;-;Nosso inimigo, o revólver;-;Picasso, encontro ainda esperado;-;Viagem a Juazeiro;A fábula do homem e o seu garrafão;-;-;Portugal, nosso avozinho...;-;-;Alerta aos meninos do trem;-;-;Os dois pintos;-;America, Ribera del Atlantico (II);O apelo da cidade morta;-;A água nem rolou;Ai vem a paz;Balzac tirou na pinta;Chegar em casa;Divulgadores;Fragmento de Romance;Maioria, minoria etc;Não há estrelas no céu;O Brasil no exterior;O mundo não vale meu jeep;Onde se vê a nova geração;Receita de viver;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Volta a medicina familiar;Ah, os amigos;Boas-festas;Conselho aos jovens;Gente brasileira;Já não se cantam pesares;O homem e a guerra;O tempo e a vida;Os terremotos e o fim do mundo;Sigamos a José Lins do Rego: Que se danem!;Ufania;Um tesouro;Volta Redonda;Liderança e eleição;Azulão](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/71429_ca_object_representations_media_585928_medium.jpg)