Denominação do documento/obra/objeto: Carta
046523.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Sabrina Rodrigues
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
Século XX
Detalhes
046523.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Rachel de Queiroz (RQ) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
Século XX
; 1(folhas)
Uma das maiores romancistas brasileiras, dona de prosa vigorosa e enxuta, Rachel de Queiroz foi também cronista excepcional. Nasceu em Fortaleza (CE), em 17 de novembro de 1910, e aos dezesseis anos começou a atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1945, ano em que deu início a trinta anos de colaboração como cronista na revista O Cruzeiro, período em que deu continuidade à sua obra de romancista. Morreu no Rio de Janeiro, em 4 de novembro de 2010.
O Arquivo Rachel de Queiroz chegou ao Instituto Moreira Salles em 2006. É composto de originais, como o de um livro de poemas até então inédito intitulado “Mandacaru”, publicado pelo IMS em 2010, e de grande parte de recortes de jornal com a sua produção de cronista. Destacam-se os recortes de jornal com as primeiras colaborações da autora na imprensa do Ceará, material reunido por sua mãe, Clotilde, em um álbum conservado por Alba Frota, amiga da escritora.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![A velha chama;Morte ao invasor;El habito no hace al monje;O papa peregrino;-;O mistério brasileiro;O sonho de um velho padre;-;Rio de Janeiro;África, África;Nova raça de piratas;-;O homem rico;Eleição;-;-;Serão os loucos que comandam a História?;Autobiografias;O tempo e o santo;Irmão;-;Os revoltosos;-;Mangerioba, democracia, etc.;Panorama ao sul do Equador;-;Uma boa diabetes;Carta ao senhor embaixador do Canadá;Posteio de uma fazenda;A criança que tem HIV positivo;Definição;-;Professoras;-;O martírio do Líbano;Feliz aniversário;Cortesia;Nós e as formigas;Democracia (II);-;As barcas;A morte cruel;Lamentação nordestina;A pena e a lei;Taxa de pedágio;-;-;-;-;-;-;-;Era uma vez uma vovó;Naquele tempo a gente;A casa do Morro Branco;Adeus a [Nova York];Bilhete aos meus caros (e)leitores;Dando realidade ao velho axioma...;Feio e bonito;História da velha Matilde;Mapinguari;Nós, portugueses;Obsolência;Profecia;A Fazenda Califórnia I;Armamento;Brasília;Cantiga de agradecimento;Casa de Deus;Enfermeiras;Meninos de rua;O governador e o canal;Os distraídos;Perdidos no Paraíso;Quem garante o fututo do progresso?;SOS ao Ministro da Educação;Variações fúteis sobre vivos e mortos;Escrever](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/18567_ca_object_representations_media_585965_medium.jpg)