Título: Praça XV de Novembro
Detalhes
001AAN014016.jpg
Mestres do Séc. XIX
Mestres do Séc. XIX > Álbuns > Alb.014-Navio Lancaster > Praça XV de Novembro
Place 15 de Novembre - Rio "Lancaster" Sep.10.1897
(Título original)
Praça XV de Novembro
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
1897(Data de produção)
A Praça D. Pedro II passou a ser assim chamada no Segundo Reinado. Apesar disso, a área era chamada pela população - até pelo menos o início do século XX - Largo do Paço, por causa do palácio real, e depois imperial, mandado construir por Gomes Freire (futuro Conde de Bobadela) no século XVIII. Foi inicialmente destinado a ser sede do governo e casa dos governadores. Seus alicerces foram fincados em frente ao convento do Carmo, no lugar antes ocupado pela Casa da Moeda. A praça também já havia sido chamada Largo do Rócio e Terreiro da Polé (porque ali ficava o pelourinho, popularmente chamado polé). Em 1889, com a Proclamação da República, a praça passa definitivamente a chamar-se Praça XV de Novembro. A praça foi remodelada em 1894, ganhando um novo jardim com um monumento em homenagem à memória do General Osório, feita por Rodolfo Bernardelli.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
15(altura) x 21,8(largura)(imagem)
16(altura) x 21,8(largura)(dimensão total)
26(altura) x 35,5(largura)(dimensão total)
16(altura) x 21,8(largura)(dimensão total)
26(altura) x 35,5(largura)(dimensão total)
Fluvial / Marítimo, Transportes, Aspectos urbanos, Navio, Diurna, Externa, Horizontal, Paisagem, Praça XV de Novembro
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
Livro: Brasil Gerson, História das ruas do Rio, Editora: Brasiliana, 1965, pg.26 a 28
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
