Título: Vista geral de Petrópolis
001AMF015005.jpg
Mestres do Séc. XIX
Marc Ferrez
(Autoria)
Marc Ferrez & Cia
(Autoria associada comercial)
(Autoria)
Marc Ferrez & Cia
(Autoria associada comercial)
circa 1880
Detalhes
001AMF015005.jpg
Mestres do Séc. XIX
Mestres do Séc. XIX > Álbuns > Alb.015-M.Ferrez > Vista geral de Petrópolis
Petropolis Vue générale et la station
(Título original)
Vista geral de Petrópolis
(Título atribuído)
circa 1880(Data de produção)
1875 - 1885(Datas-limite)
Vista geral da cidade serrana de Petrópolis, com a estação em primeiro plano. A história de Petrópolis começa ainda com o Imperador D. Pedro I. Numa de suas viagens para a região das Minas Gerais, passando pelo Caminho do Ouro, ele se encantou com a beleza e o clima da região. As terras pertenciam ao Padre Correia, que dava abrigo aos viajantes e se recusava a vender sua propriedade. Pedro I então comprou a Fazenda do Córrego Seco, com a intenção de ali construir um palácio. Mas foi somente seu filho, D. Pedro II, quem construiu uma residência de verão, hoje transformada em Museu Imperial. A partir de 1843 o imperador passou ao engenheiro alemão Julio Koeler a tarefa de projetar as primeiras casas da cidade.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
15,5(altura) x 34,5(largura)(imagem)
17,1(altura) x 34,6(largura)(dimensão total)
26,8(altura) x 43,5(largura)(dimensão total)
17,1(altura) x 34,6(largura)(dimensão total)
26,8(altura) x 43,5(largura)(dimensão total)
Montanha/Morro, Aspectos urbanos, Acidente Geográfico, Casas e habitações, Externa, Horizontal, Paisagem, Panorama, Diurna
www.museuimperial.gov.br
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
