Título: Praça da Constituição, atual Praça Tiradentes; estátua equestre de D. Pedro I
Detalhes
001MF003006.jpg
Mestres do Séc. XIX
Mestres do Séc. XIX > Autores > M.Ferrez > Praça da Constituição, atual Praça Tiradentes; estátua equestre de D. Pedro I
Place de la constitution
(Título original)
Praça da Constituição, atual Praça Tiradentes; estátua equestre de D. Pedro I
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
circa 1870(Data de produção)
1868 - 1873(Datas-limite)
Estátua eqüestre de D. Pedro I na Praça da Constituição, atual Praça Tiradentes. A estátua foi feita na França por Louis Rochet, cujo assistente era Augusto Rodin. Em 1861 Rochet montou o monumento na praça, e quatro anos depois foi instalado o gradil em ferro fundido que circunda a estátua, executado pelo artista Miguel Couto dos Santos. A praça era inicialmente conhecida como Rocio ou Rocio Grande, depois Terreiro da Polé e Campo dos Ciganos (por ter sido um dos primeiros locais onde se instalaram os ciganos na cidade). Em 26 de fevereiro de 1821 foi palco do juramento, por D. João VI, da futura Constituição que seria votada pelas Cortes de Lisboa; a partir daí, mudou o nome para Praça da Constituição. Após a Proclamação da República, ainda em 1889, foi sugerido que mudasse o nome para Praça Tiradentes, prontamente atendido pela Câmara.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
8,6(altura) x 5,3(largura)(imagem/dimensão total)
10,3(altura) x 6(largura)(dimensão total)
10,3(altura) x 6(largura)(dimensão total)
Estátua equestre de D. Pedro I, Estátuas e Monumentos, Paisagismo, Flora / Vegetação, Externa, Vertical, Diurna, Praça da Constituição (Atual Tiradentes)
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
Esteve na rua S. Jozé, n. 96 entre 1868 à 1873
Esteve na rua S. Jozé, n. 96 entre 1868 à 1873
LIVRO: OBMF, p.163;
LIVRO: Brasil Gerson, História das ruas do Rio, Editora: Brasiliana, 1965, pg.121;
INTERNET: www.cultura.gov.br/noticias
LIVRO: KOSOY, Boris. Dicionário Histórico Fotográfico Brasileiro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.
LIVRO: Brasil Gerson, História das ruas do Rio, Editora: Brasiliana, 1965, pg.121;
INTERNET: www.cultura.gov.br/noticias
LIVRO: KOSOY, Boris. Dicionário Histórico Fotográfico Brasileiro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural