Título: Apontamentos sobre o Condado de Blois, na França
SBM_blois
Santiago Badariotti Merlo
Santiago Badariotti Merlo
(Autoria)
(Autoria)
1956 - 1986
Detalhes
SBM_blois
Santiago Badariotti Merlo
Santiago Badariotti Merlo > Análises, pesquisas e genealogia das dinastias europeias. > Apontamentos sobre o Condado de Blois, na França
Apontamentos
Apontamentos sobre o Condado de Blois, na França
(Título)
Santiago Badariotti Merlo (Autoria)
1956 - 1986(Datas-limite)
Condado de Blois foi governado por sucessivas dinastias — de Roberto, o Forte, e seus descendentes, passando pelos condes da casa de Blois-Champagne, como Teobaldo I, Odo II e Estêvão-Henri, até a ascensão dos Châtillon e, finalmente, sua incorporação à Coroa com Luís XII — configurando um dos mais influentes poderes feudais da França medieval. As biografias dos principais nobres revelam um período marcado pela expansão territorial contínua, pela participação destacada nas Cruzadas, por intensas disputas por Champagne, Anjou, Lorena e Bretanha, e por alianças estratégicas com as monarquias francesa e inglesa — como no caso de Estêvão de Blois, que se tornou rei da Inglaterra. A história política de Blois também reflete a relevância da cidade como palco de eventos decisivos, incluindo tratados, Estados Gerais e episódios que mudaram o curso da política francesa, reafirmando seu papel central na construção do poder real e feudal da França.
Papel
Diapositivo
COR
Santiago Badariotti Merlo (1912–1994), filho de imigrantes italianos, nasceu na pequena cidade rural de Sunchales, na Argentina. Serviu presidentes e embaixadores em diferentes países da América, apreciava castanholas e Beethoven e nutria admiração pela aristocracia. Foi mordomo da família Moreira Salles na casa da Gávea por 30 anos, entre 1956 e 1986.
O arquivo Santiago Badariotti Merlo está atualmente em fase de processamento técnico, é composto pela pesquisa de Santiago e sua biblioteca. Reúne aproximadamente 347 livros e cerca de 500 cadernos manuscritos, contendo sua pesquisas sobre famílias da aristocracia mundial.
Liberado para uso de natureza cultural