Título: Apontamentos sobre a região Capoue (Capua), situada na Campânia, no sul da Itália
SBM_capoue
Santiago Badariotti Merlo
Santiago Badariotti Merlo
(Autoria)
(Autoria)
1956 - 1986
Detalhes
SBM_capoue
Santiago Badariotti Merlo
Santiago Badariotti Merlo > Análises, pesquisas e genealogia das dinastias europeias. > Apontamentos sobre a região Capoue (Capua), situada na Campânia, no sul da Itália
Apontamentos
Apontamentos sobre a região Capoue (Capua), situada na Campânia, no sul da Itália
(Título)
Santiago Badariotti Merlo (Autoria)
1956 - 1986(Datas-limite)
Capoue (Capua), situada na Campânia, no sul da Itália, foi uma das cidades mais ricas e importantes da Itália antiga, fundada por povos oscos e posteriormente dominada pelos etruscos antes de integrar-se ao mundo romano. Destacou-se pela prosperidade agrícola, pelo luxo e por seu grande anfiteatro, além de ser o local da famosa escola de gladiadores de onde partiu a revolta de Espártaco, em 73 a.C. Após o período romano, a cidade sofreu sucessivas destruições e, na Idade Média, seu núcleo urbano foi deslocado para uma área mais defensável, dando origem à Capua moderna, enquanto as ruínas da antiga cidade permanecem na atual Santa Maria Capua Vetere.
Papel
Datiloscrito
COR
Santiago Badariotti Merlo (1912–1994), filho de imigrantes italianos, nasceu na pequena cidade rural de Sunchales, na Argentina. Serviu presidentes e embaixadores em diferentes países da América, apreciava castanholas e Beethoven e nutria admiração pela aristocracia. Foi mordomo da família Moreira Salles na casa da Gávea por 30 anos, entre 1956 e 1986.
O arquivo Santiago Badariotti Merlo está atualmente em fase de processamento técnico, é composto pela pesquisa de Santiago e sua biblioteca. Reúne aproximadamente 347 livros e cerca de 500 cadernos manuscritos, contendo sua pesquisas sobre famílias da aristocracia mundial.
Liberado para uso de natureza cultural