Título: Apontamentos sobre a região da Capadócia
SBM_cappadoce
Santiago Badariotti Merlo
Santiago Badariotti Merlo
(Autoria)
(Autoria)
1956 - 1986
Detalhes
SBM_cappadoce
Santiago Badariotti Merlo
Santiago Badariotti Merlo > Análises, pesquisas e genealogia das dinastias europeias. > Apontamentos sobre a região da Capadócia
Apontamentos
Apontamentos sobre a região da Capadócia
(Título)
Santiago Badariotti Merlo (Autoria)
1956 - 1986(Datas-limite)
Durante o período medieval, a Capadócia integrou o Império Bizantino e destacou-se como um importante centro do cristianismo oriental. Entre os séculos IV e XI, a região desenvolveu uma extensa rede de igrejas, mosteiros e cidades subterrâneas escavadas na rocha, utilizadas tanto para a vida monástica quanto como refúgio diante de invasões árabes e outros conflitos. A produção de afrescos revela a consolidação da arte bizantina e a difusão da liturgia cristã. A partir do século XI, com a chegada dos turcos seljúcidas após a Batalha de Manzikert (1071), a Capadócia passou por transformações políticas e culturais, marcadas pela gradual islamização e pela convivência entre populações cristãs e muçulmanas.
Papel
Datiloscrito
COR
Santiago Badariotti Merlo (1912–1994), filho de imigrantes italianos, nasceu na pequena cidade rural de Sunchales, na Argentina. Serviu presidentes e embaixadores em diferentes países da América, apreciava castanholas e Beethoven e nutria admiração pela aristocracia. Foi mordomo da família Moreira Salles na casa da Gávea por 30 anos, entre 1956 e 1986.
O arquivo Santiago Badariotti Merlo está atualmente em fase de processamento técnico, é composto pela pesquisa de Santiago e sua biblioteca. Reúne aproximadamente 347 livros e cerca de 500 cadernos manuscritos, contendo sua pesquisas sobre famílias da aristocracia mundial.
Liberado para uso de natureza cultural