Denominação do documento/obra/objeto:
Denominação do documento/obra/objeto:
003624.jpg
Dora Ferreira da Silva (DFS)
Carlos Drummond de Andrade
(Autoria)
Dora Ferreira da Silva
(Destinatário)
(Autoria)
Dora Ferreira da Silva
(Destinatário)
22 de janeiro de 1982
Detalhes
003624.jpg
Dora Ferreira da Silva (DFS)
Dora Ferreira da Silva (DFS) > Série Correspondência pessoal > -
22 de janeiro de 1982(Não)
Comentários sobre a série de poemas Telefonemas, de Dora Ferreira da Silva
Manuscrito. Há timbre: Carlos Drummond de Andrade.
Chamado o "grande poeta universal do Brasil", Carlos Drummond de Andrade foi também cronista do time dos melhores. Nasceu em Itabira do Mato Dentro (MG), e, aos dezoito anos, começou a colaborar no jornal belo-horizontino Diário de Minas, ao mesmo tempo que se integrava ao movimento modernista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1934, onde escreveu a sua obra poética e aproximadamente seis mil crônicas. Morreu no Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 1987.;Poeta e tradutora, além de dinâmica intelectual que fundou revistas e promoveu grupos de estudos em sua casa na capital paulista, a obra poética de Dora Ferreira da Silva expressa uma busca apaixonada do sagrado. Nasceu em Conchas (SP), no dia 1 de julho de 1918 e cursou o Instituto de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Casou-se com Vicente Ferreira da Silva, também intelectual. Dora Ferreira da Silva morreu no dia 6 de abril de 2006, em São Paulo (SP).
O Arquivo Dora Ferreira da Silva chegou ao Instituto Moreira Salles em 2006. Conserva numerosos cadernos com anotações da escritora, rascunhos de poemas e ensaios. Contém correspondência, documentos pessoais, fotografias, recortes de periódicos, além de impressos religiosos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.