Denominação do documento/obra/objeto: Cartão
064873.jpg
Decio de Almeida Prado (DAP)
Antonio Candido
(Autoria)
Decio de Almeida Prado
(Destinatário)
(Autoria)
Decio de Almeida Prado
(Destinatário)
1942
Detalhes
064873.jpg
Decio de Almeida Prado (DAP)
Decio de Almeida Prado (DAP) > Série Correspondência pessoal > -
Cartão
1942(Sim)
Recomendação para explicitar estados de origem junto à nomes de colaboradores. Referência à carta de [Ignazio Silone]. Notícia sobre envio de nota a respeito de Pedra do sono
; 1(folhas)
Pedra do sono
A carta de Ignazio Silone foi publicada na revista Clima. Antonio Candido de Melo e Souza (1918), fundou com Decio de Almeida Prado, Lourival Gomes Machado e Alfredo Mesquita a revista Clima. Foi idealizador do Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo. Professor de sociologia e literatura brasileira fundou a cadeira de Teoria Literária e Literatura comparada da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor associado de literatura brasileira na Universidade de Paris (1964-6) e professor visitante de literatura brasileira e comparada na Universidade de Yale (1968). É casado com D. Gilda Rocha de Mello e Souza. Data atribuída com base na data de lançamento do livro Pedra do sono, de João Cabral de Melo Neto. Na primeira organização do arquivo, dada pelo IMS em 2005, esse documento integrou a subsérie Correspondência passiva com a notação DAP-C-CP-391.
Crítico teatral, ensaísta e professor, escreveu para os principais jornais de São Paulo, nos quais deixou excepcional contribuição para a história teatral brasileira. Decio de Almeida Prado nasceu em São Paulo (SP), em 14 de agosto de 1917. Foi um dos fundadores e editores da revista Clima, na qual teve desempenho importante como crítico de teatro, além de ter reunido em torno desse periódico toda uma geração que passou a ser chamada também de geração Clima. Morreu em São Paulo (SP), em 3 de fevereiro de 2000.
Crítico teatral desde meados da década de 1940 até fins dos anos 1960.
Crítico teatral desde meados da década de 1940 até fins dos anos 1960.
O Arquivo Decio de Almeida Prado chegou ao Instituto Moreira Salles em 2000. É formado de textos do autor, correspondência, recortes de jornais e de revistas, fotografias, partituras e apensos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![Heffeman;De repente, no verão passado;Meu irmão pensando em Roma;-;Teatro de Arena;A revolução dos beatos;Primeira canção do bêco (1935);Temporada italiana/A estreia mundial de Beatrice Cenci;Ainda a censura e o teatro;-;-;-;A casa de Bernarda Alba;Alexandre Duval et son théâtre;História é melhor lida de trás para diante: um dos maiores estudiosos de teatro do país defende-se de críticas de Iná Camargo Costa;-;-;Realismo/Conceituação [Teatro realista];-;Teatro ao ar livre;O triunfo da natureza;-;Representações amadoras;Líquido cântico;-;A comédia humana no metrô;-;Misura per misura;Carta de Blanche Ribeiro Gomes a Ari Martins;Duas representações amadoras;-;Helena;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Anjo negro XI](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/71973_ca_object_representations_media_186863_medium.jpg)