Arquivo/Coleção: Marcel Gautherot
010SPSP16273.jpg
Viaduto do Chá e o Edifício Conde de Prates; ao fundo, o Banespão ou Prédio do Banespa ou Edifício Altino Arantes
Entre os Viadutos do Chá e Santa Ifigênia, o Vale do Anhangabaú fica no centro de São Paulo e reúne o prédio da prefeitura da cidade, o Teatro Municipal, a Escola Municipal de Balé, o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, um campus universitário e é rodeado por grandes edifícios. O nome Anhangabaú é indígena e significa, em tupi, rio ou água do mau espírito.
O Edifício Conde de Prates levou quatro anos para ser construído e foi inaugurado em 9 de julho de 1956, data em que a Revolução Constitucionalista completou 24 anos. Localiza-se na Rua Líbero Badaró, no local de um dos antigos Palacetes Prates (o mais próximo da Praça Patriarca e do Viaduto do Chá). O arquiteto foi Giancarlo Palanti. Abrigava os escritórios da Sul América Unibanco Seguradora.
Primeiro viaduto de São Paulo, o Viaduto do Chá foi idealizado em 1877 e inaugurado em 6 de novembro de 1892 e fica localizado no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade de São Paulo.Tem esse nome porque havia nas proximidades uma extensa plantação de chá da Índia. Com estrutura metálica vinda da Alemanha, liga a rua Direita (Centro Velho) com a rua do Chá, atual rua Barão de Itapetininga (Centro Novo).
Inspirado no Empire State Building, de Nova York, o Edifício Altino Arantes, também conhecido como Prédio do Banespa, foi inaugurado pelo governador Ademar de Barros, em 27 de junho de 1947. É um símbolo da era progressista que atraiu milhares de imigrantes e migrantes para a cidade, o Edifício Altino Arantes - nome que recebeu na década de 80.
Marcel Gautherot
Vale do Anhangabaú
circa 1957