Nem todos os documentos, obras e objetos estão disponíveis para licenciamento ou empréstimo.

Visualizar por
Porto de Santos
Arquivo/Coleção: Mestres do Séc. XIX
001AMF015013.jpg
Porto de Santos
O porto de Santos é um porto natural, formado pela baía e o estuário de Santos entre as ilhas de São Vicente e Santo Amaro. Inicialmente chamou-se porto de São Vicente e era formado por um conjunto de trapiches de madeira, instalados num terreno de mangue na beira do mar, e facilitavam a atracação de navios de pequeno porte. A vila que chamou-se de Santos foi se desenvolvendo à medida que o porto foi crescendo, e o cultivo de café em São Paulo contribui bastante para esse desenvolvimento. Em 1864 dá-se início à construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway, inaugurada em 1867, primeira ligação ferroviária entre o porto e o resto da Província. A ferrovia garantia o escoamento da carga destinada ao exterior e contribuiu para tornar o Porto de Santos o maior porto brasileiro.
Marc Ferrez
Santos
circa 1880

São Paulo Railway, vista panorâmica do Porto de Santos
Arquivo/Coleção: Gilberto Ferrez
0071824cx113-07.jpg
São Paulo Railway, vista panorâmica do Porto de Santos
O Porto de Santos era o ponto inicial da São Paulo Railway, mais conhecida como Estrada de Ferro Santos a Jundiaí. O porto iniciou suas atividades no princípio do século XVI, operando com estruturas rudimentares até 02 de fevereiro de 1892, quando foram inaugurados os primeiros 260 metros de cais construídos. Aquele modesto atracadouro tornava-se o primeiro porto organizado do Brasil. Impulsionado pelas exportações de café, o Porto de Santos cresceu rapidamente, com grandes e frequentes ampliações, e atravessou todos os ciclos de crescimento econômico do País. Ferrez realizou fotografias do Porto de Santos em diversas ocasiões. Algumas delas foram 1880, em 1892, e no início do século XX.
Marc Ferrez
Porto de Santos
circa 1880

São Paulo Railway, Porto de Santos
Archive/Collection: Gilberto Ferrez
0073555cx006a007-01.jpg
São Paulo Railway, Porto de Santos
O Porto de Santos era o ponto inicial da São Paulo Railway, mais conhecida como Estrada de Ferro Santos a Jundiaí. O porto iniciou suas atividades no princípio do século XVI, operando com estruturas rudimentares até 02 de fevereiro de 1892, quando foram inaugurados os primeiros 260 metros de cais construídos. Aquele modesto atracadouro tornava-se o primeiro porto organizado do Brasil. Impulsionado pelas exportações de café, o Porto de Santos cresceu rapidamente, com grandes e frequentes ampliações, e atravessou todos os ciclos de crescimento econômico do País. Ferrez realizou fotografias do Porto de Santos em diversas ocasiões. Algumas delas foram 1880, em 1892, e no início do século XX. As imagens realizadas nesta última data fazem parte de um conjunto maior, de imagens de outros pontos da estrada de ferro, como a estação da Luz, recém reformada.
Marc Ferrez
Santos
circa 1880