Denominação do documento/obra/objeto: Carta
Denominação do documento/obra/objeto: Carta
002324.jpg
Ivan Lessa (IL)
Mario Sergio Conti
(Autoria)
Ivan Lessa
(Destinatário)
(Autoria)
Ivan Lessa
(Destinatário)
25 de maio de 1982
Detalhes
002324.jpg
Ivan Lessa (IL)
Ivan Lessa (IL) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
25 de maio de 1982(Não)
Comentários sobre o envio de artigos de Ivan Lessa. Elogio ao artigo sobre Laurence Olivier. Referência ao suplemento Ilustrada. Comentários sobre a peça de teatro Otelo tropical. Referência a Juca de Oliveira, Ney Latorraca e Cacilda Lanuza. Recomendações para a escrita de Ivan Lessa no suplemento Folhetim. Referência a Paulo Autran
; 2(folhas)
São Paulo - Brasil, Coriolano (peça), Otelo, Otelo tropical
Datiloscrito com emendas manuscritas. Folhas numeradas no canto superior direito pela arquivista.
Criado no Rio de Janeiro, o paulista de nascimento Ivan Lessa era filho do casal de jornalistas e escritores Orígenes Lessa e Elsie Lessa. Seguiu a carreira dos pais e trabalhou intensamente, sempre com brilho, em vários periódicos do Rio e de São Paulo. Colaborou no arrojado O Pasquim, para o qual criou Sig, o ratinho mascote do jornal, onde assinou, na década de 1970, a seção “Gip-Gip Nheco-Nheco”. No diário Última Hora fez grande sucesso com os verbetes humorísticos da coluna “ABC do sexo”. Parte de sua obra de cronista foi reunida em Garotos da fuzarca (1986), Ivan vê o mundo (1999) e O luar e a rainha (2005), entre outros. Passou os últimos 34 anos de vida em Londres como colaborador na BBC Brasil.;A trajetória de Paulo Autran reflete a evolução do movimento teatral no país. Nasceu em 07 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro (RJ) e, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Chegou a advogar por sete anos até conhecer a atriz Tônia Carrero quando tratou imediatamente de fechar o escritório de advogado em São Paulo e subir ao palco para encenar Esquina perigosa, com o grupo Artistas Amadores, os AA. Entre Rio de Janeiro e São Paulo, encenou as peças Um deus dormiu lá em casa, em 1949 e Seis personagens à procura de um autor, em 1959, com o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). EM 1956, ao lado de Tônia Carrero e Adolfo Celi, na Companhia Tonia Celi-Autran, encena a peça Otelo. Torna-se empresário e monta e protagoniza peças como Édipo rei e Macbeth. Em 1962, protagoniza a versão brasileira do musical My fair lady, ao lado de Bibi Ferreira, com quem, dez anos depois, volta a contracenar em O homem de la Mancha. Paulo Autran também foi ator de cinema e televisão. Em 1999, aos 77 anos, casou-se com a atriz Karin Rodrigues. Morreu em São Paulo, em 12 de outubro de 2007.
O Arquivo Ivan Lessa chegou ao Instituto Moreira Salles em 2017. Contém correspondência, charges, desenhos, fotografias, crônicas, cadernos com anotações diversas.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.