Denominação do documento/obra/objeto: Declaração
Detalhes
003476.jpg
Elisa Lispector (EL)
Elisa Lispector (EL) > Série Documentos pessoais > -
Declaração
Elisa Lispector (Autoria)
Século XX(Não)
Manifestação do direito de Márcia Barki Algranti em ser beneficiária da contribuição de Elisa Lispector ao Instituto de Pensões e Assistência dos Servidores do Estado (Ipase)
Datiloscrito com emendas e notas manuscritas de autor não identificado.
Romancista e contista de reconhecido talento, a brasileira nascida na Ucrânia, Elisa Lispector estreou na literatura com o romance Além da fronteira, de 1945, mas é O muro de pedras, de 1963, que marca o ponto alto de sua obra. Irmã mais velha de Clarice Lispector, colaborou em revistas, como a Fon-Fon!, e em jornais, como o Diário de Notícias e O Jornal.
O Arquivo Elisa Lispector chegou ao Instituto Moreira Salles em 2007. Conserva os originais datiloscritos da segunda edição revista de Além da fronteira, do livro de contos O tigre de Bengala, de 1985, com correções manuscritas da autora, e, o intitulado No mais secreto do ser efêmero, que seria publicado com o título de O muro de pedras. Contém cartas e telegramas, recortes de jornais e de revistas, dossiês médicos e certidões de nascimento e óbito, além da certidão do casamento de seus pais.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;O novo livro da professora;Dados biográficos...;-;Amor é vivo, atraente, palpitante...;-;-;-;-;-;-;Presidente...;[Envelopes];Aos 40, começa a juventude da velhice;Discutível solilóquio com caráter bem feminino;Um sorriso para Elisa;-](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/23703_ca_object_representations_media_286678_medium.jpg)