Demonstração de apreço por Paulo Mendes Campos, Roberto Braga, Identificação parcial [Estrepe], Identificação parcial [Luzia] e Zora Seljan. Comentários sobre situação financeira de Rubem Braga e Zora Seljan em Paris. Pedido de confirmação de Murilo Miranda da entrega de carta a Newton Prates. Aguardo de resposta de Yeda Braga Miranda. Considerações sobre o custo de vida em Paris. Comentários sobre a situação de Identificação parcial [Thiré] na Itália. Referência a Identificação parcial [Aníbal] e Rosita Pontes de Miranda. Comentários sobre planos de viagem. Expressão de sentimentos. Instruções para o recebimento de pagamento relativo a crônicas de Zora Seljan no jornal Diretrizes. Interesse em publicar coluna literária semanal nos jornais Diário Carioca ou Correio do Povo com pseudônimo. Considerações sobre apartamento alugado e conflito com a proprietária. Interesse em adquirir imóvel no Rio de Janeiro. Referência a poemas esritos em francês por Rubem Braga. Pedido de envio da crônica As velhas da rua Hamelin de Rubem Braga. Confirmação do recebimento de crônica de Fernando Sabino
27(altura) x 21,2(largura); 2(folhas)
As Velhas da Rua Hamelin, Rio de Janeiro - RJ, Bahia - Brasil, Paris - França, Italia, Espanha, Portugal
Datiloscrito. Originalmente na pasta Rubem Braga. Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Estrepe; Luzia; Aníbal; Pompeu; Tati.
Conselho de Administração;Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;diretor
O Arquivo Paulo Mendes Campos chegou ao Instituto Moreira Salles em 2011, com organização feita pelo autor, que o ordenou de acordo com sua prática intelectual ou seu gosto pessoal por esporte, música etc. Posteriormente o arquivo foi descrito em arranjo adotado pela Coordenadoria de Literatura do IMS, registrada a organização original do autor. Conserva numerosos cadernos com anotações diversas, rascunhos de poemas, de traduções, notas de leitura, de reflexões e observações gerais. Contém originais do autor e de outros escritores, além de correspondência, desenhos, fotografias, recortes de jornal e de revista, em especial de suas crônicas publicadas na imprensa.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.