Denominação do documento/obra/objeto: Carta
Denominação do documento/obra/objeto: Carta
068184.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo
(Autoria)
Herbert Caro
(Destinatário)
(Autoria)
Herbert Caro
(Destinatário)
14 de dezembro de 1961
Detalhes
068184.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo (EV) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
14 de dezembro de 1961(Não)
Comentários sobre o artigo de Caro. Referência à vitória do Internacional Sport Club. Referência à viagem de Caro à Buenos Aires. Comentários sobre a cotação do dólar. Referência sobre edição holandesa do livro O tempo e o vento. Notícia de envio de edição autografada do livro O arquipélago. Referência ao processo de leitura e escrita do seu último livro. Referência à atividades realizadas com os seus netos. Referência à características dos netos. Referência ao clima do dia. Notícia de caminhada na floresta rotineira. Notícia da leitura do livro Daughter of silence. Referência à peças assistidas. Referência à carga horária de escrita diária
34,5(altura) x 21,3(largura); 1(folhas)
O arquipélago, Daughter of the silence, Advogado do diabo, Círculo de giz caucásico
Fotocópia de datiloscrito. Nome do destinatário atestado com base na saudação de Erico Verissimo e pela referência ao Internacional Sport Club de Porto Alegre. Na primeira organização do Arquivo Erico Verissimo em 1995, esse documento integrou a classe Correspondência com o código 02a0095-1961.
Romancista que figura entre os maiores da literatura brasileira, Erico Verissimo se definia simplesmente como um “contador de histórias”. Somou à sua abundante produção literária a atividade fecunda de editor e foi um dos responsáveis pelo sucesso da Editora Globo. Nasceu em Cruz Alta (RS), em 17 de dezembro de 1905, tornou-se conhecido com o romance Clarissa (1932) e celebrizou-se com a trilogia O tempo e o vento, cujo primeiro título, O continente, saiu em 1949. Morreu em Porto Alegre (RS), em 28 de novembro de 1975.
O Arquivo Erico Verissimo chegou ao Instituto Moreira Salles em 2009, proveniente da Associação Cultural Acervo Literário Erico Verissimo (ACALEV). É formado de manuscritos e datiloscritos de obras, além de rascunhos e notas, correspondência, recortes de jornais e de revistas e fotografias.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.