Denominação do documento/obra/objeto: Carta
Denominação do documento/obra/objeto: Carta
068186.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo
(Autoria)
Herbert Caro
(Destinatário)
(Autoria)
Herbert Caro
(Destinatário)
20 de junho de 1962
Detalhes
068186.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo (EV) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
20 de junho de 1962(Não)
Notícia da viagem realizada pela Europa com Mafalda Volpe Verissimo. Referência à qualidade da luz e transparência do ar da Grécia. Comentários sobre o Peloponeso. Referência ao passeio de sete dias pelas ilhas gregas de iate. Referência à passagem pelo estreito dos Dardanelos. Referência à curta estada em Istambul. Referência à viagem para Roma. Referência à visita à Basilica de São Pedro onde viram o Papa João 23. Referência à chuva de Florença nos dias que passaram por lá. Comentário sobre o tráfego agitado da Itália. Comentários positivos sobre Verona. Notícia de encontro com Afonso Arinas em Milano. Referência à sua presença em palestra realizada por ex-chancelar sobre o Brasil. Referência à viagem à França. Comentários sobre terem passado quinze dias da viagem com os Moog. Comentários negativos sobre a temporada teatral de Paris. Referência às atividades realizadas na França. Referência à ideia de escrever livros sobre esses países com as informações adquiridas na viagem. Comentário sobre a participação de Nina Caro no Ameba Clube
30(altura) x 21(largura); 1(folhas)
Fotocópia de datiloscrito. Na primeira organização do Arquivo Erico Verissimo em 1995, esse documento integrou a classe Correspondência com o código 02a0097-1962.
Romancista que figura entre os maiores da literatura brasileira, Erico Verissimo se definia simplesmente como um “contador de histórias”. Somou à sua abundante produção literária a atividade fecunda de editor e foi um dos responsáveis pelo sucesso da Editora Globo. Nasceu em Cruz Alta (RS), em 17 de dezembro de 1905, tornou-se conhecido com o romance Clarissa (1932) e celebrizou-se com a trilogia O tempo e o vento, cujo primeiro título, O continente, saiu em 1949. Morreu em Porto Alegre (RS), em 28 de novembro de 1975.
O Arquivo Erico Verissimo chegou ao Instituto Moreira Salles em 2009, proveniente da Associação Cultural Acervo Literário Erico Verissimo (ACALEV). É formado de manuscritos e datiloscritos de obras, além de rascunhos e notas, correspondência, recortes de jornais e de revistas e fotografias.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.