Denominação do documento/obra/objeto: Carta
068204.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo
(Autoria)
Herbert Caro
(Destinatário)
(Autoria)
Herbert Caro
(Destinatário)
26 de junho de 1955
Detalhes
068204.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo (EV) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
26 de junho de 1955(Não)
Comentários sobre viagem ao México. Referência a acidente com o trem deles, ele fotografou o resultado do evento ocorrido. Comentários sobre as diversas cidades que foram visitadas durante a viagem, como Oaxaca, Taxco, Queretaro entre outras. Referência ao lugar que se hospedaram em Taxco e comentários sobre a história da região e do país. Referência a um princípio de incêndio no ônibus que estava levando eles ao Sul. Comentários sobre o número de fotos tiradas na viagem e sobre as peças de teatro assistidas por eles. Referência a pintor que conheceu durante a viagem. Referência a conferência de Diego Rivera. Comentários sobre como voltou do México, e sobre o seu desejo de escrever sobre o país. Comentários sobre a morte de Rentzsche e de como lamenta tal acontecimento. Comentários sobre um projeto de criar em Porto Alegre um recanto artístico, onde seriam realizados diversos eventos artísticos. Referência a semana atribulada que se aproxima no trabalho. Comentários reflexivos sobre a vida de Erico Verissimo no presente, o futuro e sobre a família
26,5(altura) x 20(largura); 1(folhas)
Datiloscrito. Na primeira organização do Arquivo Erico Verissimo em 1995, esse documento integrou a classe Correspondência com o código 02a0116-1955. Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Rentzsch.
Romancista que figura entre os maiores da literatura brasileira, Erico Verissimo se definia simplesmente como um “contador de histórias”. Somou à sua abundante produção literária a atividade fecunda de editor e foi um dos responsáveis pelo sucesso da Editora Globo. Nasceu em Cruz Alta (RS), em 17 de dezembro de 1905, tornou-se conhecido com o romance Clarissa (1932) e celebrizou-se com a trilogia O tempo e o vento, cujo primeiro título, O continente, saiu em 1949. Morreu em Porto Alegre (RS), em 28 de novembro de 1975.
O Arquivo Erico Verissimo chegou ao Instituto Moreira Salles em 2009, proveniente da Associação Cultural Acervo Literário Erico Verissimo (ACALEV). É formado de manuscritos e datiloscritos de obras, além de rascunhos e notas, correspondência, recortes de jornais e de revistas e fotografias.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
