Denominação do documento/obra/objeto: Carta
068404.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo
(Autoria)
Maurício Rosenblatt
(Destinatário)
Luiza Russowski de Rosenblatt
(Destinatário)
(Autoria)
Maurício Rosenblatt
(Destinatário)
Luiza Russowski de Rosenblatt
(Destinatário)
27 de setembro de 1972
Detalhes
068404.jpg
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo (EV) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
Erico Verissimo (Autoria)
Maurício Rosenblatt (Destinatário)
Luiza Russowski de Rosenblatt (Destinatário)
Maurício Rosenblatt (Destinatário)
Luiza Russowski de Rosenblatt (Destinatário)
27 de setembro de 1972(Não)
Notícia sobre a vida familiar. Comentários sobre literatura, leitura de livros, viagem, política e amigos. Notícias sobre a vida pessoal
; 1(folhas)
A hora do sétimo anjo, As aventuras de D. Pitoco, As viagens de Marco e Paulo
Fotocópia de datiloscrito. Na primeira organização do Arquivo Erico Verissimo em 1995, esse documento integrou a classe Correspondência com o código 02a0316-1972. Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Steegmuller; Hellmann; Steiner; Chaves; Furtado.
Romancista que figura entre os maiores da literatura brasileira, Erico Verissimo se definia simplesmente como um “contador de histórias”. Somou à sua abundante produção literária a atividade fecunda de editor e foi um dos responsáveis pelo sucesso da Editora Globo. Nasceu em Cruz Alta (RS), em 17 de dezembro de 1905, tornou-se conhecido com o romance Clarissa (1932) e celebrizou-se com a trilogia O tempo e o vento, cujo primeiro título, O continente, saiu em 1949. Morreu em Porto Alegre (RS), em 28 de novembro de 1975.;Editor a quem se deve a introdução de grandes nomes da literatura universal no Brasil, homem de cultura e de espírito empreendedor, dedicou a vida aos livros e ao cultivo da amizade com os autores que editava. Nasceu em 6 de maio de 1906, em Rosário, cidade da província de Santa Fé, na Argentina e morou em Porto Alegre, onde, a convite de Erico Verissimo, fez história na tradicional Livraria do Globo, depois Editora Globo, fundada em 1883 pela família Bertaso. Morreu em Porto Alegre (RS), em 26 de julho de 1988.
O Arquivo Erico Verissimo chegou ao Instituto Moreira Salles em 2009, proveniente da Associação Cultural Acervo Literário Erico Verissimo (ACALEV). É formado de manuscritos e datiloscritos de obras, além de rascunhos e notas, correspondência, recortes de jornais e de revistas e fotografias.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;-;-;-;-;Que restará de Erico e de O tempo e o vento na adaptação;-;Powerful, gripping;-;-;-;-;-;Erico Verissimo em Portugal;-;Cadeira dura;-;Brasilianische familiengeschichte;-;O cavalheiro de negra memória;-;-;-;-;-;Movimento literário;-;-;-;-;-;-;-;[Carta ao Erico];-;-;-;-;Oriente e Ocidente;-;-;-;-;-;Pálida homenagem a Erico Verissimo;-;O romance brasileiro I;-;-;-;Romancista brasileiro, em visita a esta cidade, zomba duma revolta nazista em seu país;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Um selo de mau gosto;Erico Verissimo faz 67 anos;Campesina;-;-;Erico Verissimo estará presente na Feira do Livro;Difusão da Literatura Brasileira;-;-;Erico Verissimo não se considera à altura do Nobel;Concerto grosso;O romance no Rio Grande do Sul;Deep brazilian roots](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/80643_ca_object_representations_media_286837_medium.jpg)